113088450213

3068 palavras 13 páginas
FORMAS ALTERNATIVAS DE ENERGIA E SISTEMAS DE CO-GERAÇÃO
ENERGIA FOTOVOLTAICA UTILIZADA EM BOMBEAMENTO DE ÁGUA.
INSTITUTO POLITÉCNICO – UNA
ENGENHARIA ELÉTRICA – Segundo Ciclo / Primeiro Módulo – TIDIR III
Professora Orientadora: Juliana Capanema
Adriana de Castro, Carlos de Amaral, Hely Junior, Luana Nunes, Marcelo de Morais Rosa, Marcelo Santana, Marcos Marçal e Savio Pires.

Este artigo apresentou a utilização da energia alternativa fotovoltaica que utiliza a radiação solar para gerar energia elétrica e alimentar o bombeamento de água de um poço artesiano para um reservatório de água para consumo humano e de animais em um vilarejo distante onde a disponibilização de energia elétrica por vias de transmissão não está disponível. Neste também consta a descrição de um protótipo que demonstra em menor escala este sistema.
Palavras Chaves – Energia alternativa, energia fotovoltaica, fonte renovável e abundante, sustentabilidade social e ambiental, bombeamento de água.

1. INTRODUÇÃO

No intuito de demonstrar a possibilidade de solucionar os problemas relativos ao crescente aumento da demanda de abastecimento energético mundial para evitar um problema de sustentabilidade energética de nossos meios de transporte, indústrias, a agricultura, e enfim nossa forma atual de vida urbana. E também a preservação ambiental este trabalho focou na geração de energia elétrica através do aproveitamento da energia solar, uma energia limpa, abundante e inesgotável. Afinal já tivemos recentemente problemas de crise energética e constantes episódios de degradação do meio ambiente, portanto surgiram necessidades de aproveitarmos as fontes alternativas de energia dos quais entre elas este trabalho focou na energia solar. Concentrou na utilização inicialmente em pequenas escalas, enfatizou o caráter de sustentabilidade ambiental e o lado social da utilização desta energia.
O objetivo deste artigo é demonstrar especificamente a utilização da energia solar fotovoltaica para

Relacionados