1123885599944

785 palavras 4 páginas
Métodos de recrutamento de pessoas

As organizações podem recrutar candidatos de três maneiras: o recrutamento interno, o recrutamento externo e o terceiro tipo de recrutamento é o misto, que envolve os dois tipos anteriores, com atividades internas e externas. Disponibiliza vagas nos diversos meios de comunicação. O tipo de recrutamento escolhido pelas empresas visa atender suas necessidades e depende de sua criatividade para recrutar um candidato de alto nível.

Existem várias formas de recrutamento

a) cartazes: de baixo custo, veículo estático e recomendado para cargos simples, atinge um bom número de candidatos principalmente se fixado em local de grande movimento.
b) recomendação: pode ser realizado por pessoas de dentro ou fora da empresa. Devem-se estabelecer critérios para que a recomendação atenda especificamente às exigências pertinentes ao cargo.
c) pessoal dispensado: torna-se vantajoso quando admite antigos funcionários, desde que estes não tenham sido dispensados por justa causa. Esses colaboradores já conhecem a filosofia da empresa.
d) agências: é um método mais objetivo e profissional, pois compete à agência recrutar e entrevistar, além do sigilo e a seleção, apenas, dos candidatos selecionados. Uma desvantagem para as agências refere-se à situação econômica do país, quando há uma crise no setor e muitos desempregados recorrem a esta organização e, em grande parte, sem o nível de qualificação requerido pelas empresas.
e) Headhunters (caça-talentos): voltado a executivos de alto nível. Possibilita contratar pessoal qualificado em um curto período de tempo, pois os headhunters mantêm um banco de dados com profissionais dispostos a mudarem de empresas.

Conheça alguns modelos de recrutamento e seleção também
Recrutar e selecionar
Há diferenças entre o processo de recrutamento e o de seleção. Enquanto recrutar significa identificar potenciais colaboradores, selecionar significa escolher os melhores entre os identificados. Na prática, o

Relacionados