112380230590

545 palavras 3 páginas
Ética Moderna

Lauro de Freitas - 2014
Docente: Rosane
Discente: Willian teles
Curço: Psicologia 6ª periodo.

Ética Moderna
Sintese

Tendência que surgiram a partir do século XVI até o inicio do século XIX, quando o sistema feudal estava sendo substituído pelo sistema capitalista. Nesta época há o rompimento entre razão e fé, ciência e religião, Estado e Igreja, o homem e deus.

A ética moderna, apesar de ainda ligada à religião, começou a se sobrepor a moral, resgatando debates da antiguidade, avançando em direção a liberdade. Os debates eram centrados entre um sistema que pretendia fundar os principios religios os nos dados fornecidos pela razão e a um sistema filosofico que atribuia exclusivamente as experiências do sentido a origem do conhecimento.

Foi pensada como garantia de condições para que o sujeito se primeiramente por meios legítimos, onde o Estado seria o fornecedor e garantidos de condições transformadoras, providenciando educação, direitos individuais, justiça e subsistência. Sempre conta a ética teocêntrica religiosa (tendo Deus como o centro de tudo) a ética moderna segue a linha antropocêntrica (Sistema que considera a criação como feita expressamente para o homem). Temos em vista o pensamento de Destartes que passa o centro da política, da arte e da moral para o homem.
Já Spinoza fixou como parâmetro de definição do que é bom ou mau as necessidades e interesses humanos, colocando a razão como elemento capaz de frear as paixões, permitindo alcançar prazer e felicidade. E para ele também o amor intelectual a Deus é garantia da virtude, esta definida como a própria felicidade vinda da observação da totalidade do universo mental e físico, através da natureza divina, sendo ela inata. Ele afirma que os homens tendem naturalmente a pensar em si mesmos e que seus desejos são sempre conduzidos por paixões, sem levar

Relacionados