112300000233

1805 palavras 8 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 1,2
Atividade: Trabalho Individual
Título: Estruturas Econômicas – A formação de um Cartel

Introdução

A sociedade brasileira habituou-se recentemente a ouvir notícias a respeito da formação e atuação de carteis em território nacional e da intervenção do governo em combatê-los. Fica sempre a impressão de se tratar de algo prejudicial à saúde econômica do país, porém a população já esta tão acostumada a ver tais ameaças que não se apercebe das reais consequências que a formação de um Cartel pode ocasionar. Do que realmente se trata este tema e quão prejudicial ele pode ser a economia do país e, como esta pratica afeta diretamente aos consumidores? Existe algo que possa ser feito para amenizar o impacto de tais praticas? Vários estudos foram realizados a respeito da atuação destes Cartéis e alguns analisaremos a partir de agora.

Principais características do cartel

O tipo de cartel mais comum é aquele formado por dois ou mais vendedores de bens ou serviços, supostamente concorrentes entre si, que, secretamente, se comunicam com o objetivo de fixar preços idênticos e elevados para o mesmo produto, evitando, consequentemente, a competição entre eles.
Uma economia de livre mercado, por sua vez, supõe que cada produtor procure maximizar seu lucro, dada certa tecnologia, tanto quanto um indivíduo busca maximizar seu bem estar, sujeito à sua limitação orçamentária. Se houver concorrência, este encontro de interesses levará a uma alocação ótima dos recursos produtivos, produzindo quantidades e qualidades de produtos de acordo com a capacidade do país, tanto quanto levará ao maior bem estar do seu povo. Concorrência existe desde que nenhum agente econômico seja capaz de impor preços nesse mercado, sendo preço o resultado do encontro dos desejos dos produtores concorrentes em ofertar quantidades e qualidades de produtos e dos desejos dos consumidores em adquiri-los. A concorrência será tanto maior quanto mais

Relacionados