112113145477

401 palavras 2 páginas
Hoje a comunicação empresarial tem assumido um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios. Sendo um fator importante para se ter um diferencial de competitividade, e é fundamental para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições com os seus inúmeros públicos estratégicos. Ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, melhorando os serviços e aumentando a produtividade e lucro.

Quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos, não existindo uma comunicação interna e externa.

A comunicação não deve ser distorcida, deve ser clara e objetiva de forma com que o receptor receba a mensagem sem ruídos. Exigindo inteligência, reflexão, estudos de casos, processos, disciplina, bom senso, velocidade, trabalho em grupo, etc. É ciência e técnica.

Anúncios Google Segundo Cahen, toda ação de comunicação empresarial deve manter implícitas mensagens como:

1- somos bons cidadãos;

2 - nossos produtos e serviços são excelentes;

3 - temos respeito por nossos clientes;

4 - temos respeito por nossos acionistas;

5 - somos uma empresa bem administrada;

6 - temos tradição;

7 - somos éticos;

8 - somos bons clientes;

9 - somos bons patrões;

10 - é bom trabalhar em nossa empresa;

11 - nossos administradores, gerentes, técnicos são experientes.

Numa empresa existem duas redes de comunicação: Formal e Informal.

•Comunicação Formal: circulam as mensagens oficiais e legitimadas pela estrutura, utilizando os canais formais.

•Comunicação Informal: mais conhecida como rádio peão ou rádio corredor, na qual circulam todas as informações, mensagens, consideradas inadequadas para circulação.

Os instrumentos/recursos mais

Relacionados