111193370400

479 palavras 2 páginas
Mercedes-Benz usará nanotecnologia em motores diesel
Nano revestimento do motor
A Mercedes-Benz anunciou que começará a usar nanotecnologia para revestir o interior dos cilindros dos seus motores diesel. A tecnologia batizada de Nano slide usa um arco elétrico em um jato de gás para fundir fios de ferro e carbono e formar um spray, de forma a aspergir os metais sobre uma superfície. A superfície em questão será o interior dos cilindros dos motores diesel v6 da série Ml 350 BlueTEC. O resultado é uma superfície nano-cristalina tão homogênea que se parece com um espelho, o que reduz o atrito e melhora o consumo de combustível.

Jato de Gás

Uma nova ferramenta promete não apenas eliminar uma etapa no processo de fabricação dos motores, com também reduzir o custo na hora de encher o tanque do seu carro.
O objetivo da pesquisa era reduzir o consumo de óleo lubrificante pelos motores automotivos. Um motor sem óleo não sobrevivem muito tempo. Os pistões exigem uma lubrificação constante, a fim de se moverem com alguma suavidade dentro das camisas no bloco do motor. Os engenheiros sabem que duas coisas aumentam o nível de fricção em um motor a combustão. A primeira é atribuída a distorção do furo aonde vai a cabeça do pistão, algo conhecido como distorção estática. A segunda ocorre quando o motor esta funcionando e as temperaturas deformam o furo. A magnitude dessa distorção térmica depende da temperatura de funcionamento e varia para cada modelo específico de motor.
Apoio indesejado: na realidade os pistões não seguem um movimento perfeitamente suave para cima e para baixo, eles tocam o bloco do motor em pontos discretos no interior do cilindro. O resultado é a necessidade de muito mais óleo para lubrificar o motor, além do que o atrito fara com que ele consuma mais combustível. Eles fazem o teste antes do acabamento final assim eles podem fazer o acabamento em cima do erro encontrado

Relacionados