11111i99999

2779 palavras 12 páginas
Introdução
A saturação de alguns mercados internos leva as grandes empresas, desde após a segunda guerra mundial, à procura dos mercados em crises ou os designados emergentes, como novas oportunidades de gerar lucros, pelo baixo custo de mão-de-obra e ambientes concorrenciais favoráveis. Chesnais (1996) explica esse fenómeno como resultado da longa fase de acumulação ininterrupta do capital que o capitalismo conheceu desde 1914 e as políticas de liberalização, de privatização, de desregulamentação e de desmantelamento de conquistas sociais e democráticas, que foram aplicadas desde o início da década de 1980.
A mundialização ou globalização de capital tem desencadeado, também, por ordem aos avanços e eficiência nas tecnologias de comunicação e informação, desmanche das restrições legais que proporcionaram aos investidores oportunidades de investimentos não puramente no mercado doméstico, mas também, nos mercados estrangeiros (GOLDBERG, 2007). Por conseguinte, registra-se aumento no fluxo de capital entre os mercados internacionais, maior exposição à volatilidade da taxa de câmbio e maior presença das filiais multinacionais nos países em desenvolvimento.
Chesnais (1996), globalização financeira, abrange tanto o desmantelamento das barreiras internas entre diferentes funções financeiras e as novas interdependências entre os segmentos do mercado, como a interpretação dos mercados monetários e financeiros nacionais e sua integração em mercados mundializados ou subordinação a esses. São identificados três elementos de importância no estabelecimento da mundialização financeira: a desregulamentação ou liberalização monetária e financeira, a desintermediação e a abertura dos mercados financeiros nacionais.
O advento da globalização financeira e, sobretudo, o avanço tecnológico permitiu que os serviços oferecidos pelas Bolsas de Valores sejam alcançados em qualquer lugar, possibilitando que as empresas negociem suas ações nas bolsas internacionais enquanto continuam à

Relacionados