111085960

1652 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS PONTA GROSSA
ENGENHARIA QUÍMICA

AMANDA DE OLIVEIRA CAREAGA
BRUNA SOARES
EDUARDO CARREÃO FREIRE
MARIA CECÍLIA FERREIRA
SABRINA ISHIDA

SECANDO OS PRODUTOS OBTIDOS EM UMA REAÇÃO COM O USO DO EVAPORADOR ROTATIVO

PONTA GROSSA 2013
1. INTRODUÇÃO
Normalmente, as reações orgânicas são interrompidas com a adição de água ou de soluções aquosas ao meio reacional. Portanto, na extração do produto final com um solvente, inevitavelmente algumas gotículas de água serão arrastadas para a fase orgânica, pois as substâncias orgânicas e os solventes não são completamente insolúveis em água e vice-versa. Sendo assim, após remover o solvente, a substância desejada ficará contaminada com a água.
Um possível método para a retirada dessa pequena quantidade de água seria efetuar uma destilação, processo de separação de misturas homogêneas onde ocorre o aquecimento da mistura e, em seguida, a condensação dos vapores do líquido. Quatro tipos comuns de destilação são:

Destilação Simples

É um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil ou de outro(s) líquido(s) que possui(em) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80 oC. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitados seus limites, eficaz.

Destilação Fracionada

Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com o ponto de ebulição maior. Exemplos:
Os derivados do petróleo são separados por destilação fracionada, onde cada componente é destilado em uma temperatura diferente: baixas temperaturas separam a gasolina e o querosene. Já na temperatura de mais ou menos 300 °C, são destilados os óleos e as parafinas.

Relacionados