110360860493

684 palavras 3 páginas
Copa do Mundo

Sobre seleção espanhola
A Seleção Espanhola de Futebol, é uma equipe formada por jogadores de nacionalidade espanhola gerida pela Real Federação Espanhola de Futebol, que tem representado a Espanha desde 1920 nas competições oficiais organizadas pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) e pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).
A equipa é conhecida familiarmente como «la furia española», recordando o saque de Antuérpia, um episódio da história militar espanhola. Também é conhecida pelo pseudónimo «La Furia Roja» alcunhado por um jornalista italiano que se referiu à equipa como «Furia Rossa». Nos últimos anos tornou-se conhecido simplesmente como «La Roja» (este pseudónimo também é utilizado pela seleção de Chile antes da seleção de Espanha), termo alcunhado pelo ex-selecionador nacional Luis Aragonés.
Em Jogos Olímpicos, o maior êxito da Espanha ocorreu em 1992, quando foi ganha a medalha de ouro, em Jogos sediados em Barcelona. A Seleção Espanhola também já conseguiu duas medalhas de prata, em 1920 (Jogos de Antuérpia) e em2000 (Jogos de Sydney).
A seleção Espanhola participou em 13 edições da Copa do Mundo FIFA, e foi anfitriã na edição de 1982. Na África do Sul em 2010 proclamou-se campeã do mundo após vencer por 0-1 à Holanda, convertendo-se desta forma no oitavo país em conseguir um Mundial e no primeiro país europeu em consegui-lo fora do seu continente. Na edição de 2010 da Copa do Mundo, a seleção espanhola quebrou um tabu: foi a primeira seleção que perdeu o seu jogo de estreia (1 a 0 para a Suíça) e terminou campeã. É também a atual campeã da Euro copa, vencendo a edição de 2012, além da edição de 1964 e 2008. Situou-se como a sexta seleção na classificação histórica dos mundiais apesar da sua ausência em seis edições e a sétima em palmarés, empatada com a seleção inglesa depois este ultimo êxito. Atualmente, é uma das melhores seleções de futebol do mundo, estando na 1ª

Relacionados