10Scompleto

4592 palavras 19 páginas
SUMÁRIO

➢ A História Contada por Especialistas ➢ POR QUE O 5S (Prof. João Martins) ➢ Apresentação do Programa 10s

Prática do Programa 10s

➢ Exercícios e Práticas

Promovendo Mudanças através do 5S

Programa 5S de Falconi

➢ Significado do 5S ➢ Do 5S Japonês ao 10S Brasileiro - Um Resumo ➢ RADAR 10S ➢ O Comprometimento da Alta Administração ➢ Fluxo Detalhado para Implementar O 5S (Segundo I. Miyauchi)

A História Contada por Especialistas

A utilização de técnicas de estimulo a cultura da qualidade, desenvolvidas pelas empresas japonesas na década de 70 e mundialmente difundidas no ocidente nos anos 80 e 90, provocaram diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo estendida a todos os setores da sociedade. De acordo com Valentina S. Genova, expert em 10S em Campo Grande – MS, “a técnica desenvolvida por Kaoru Ishikawa em 1950 no Japão denominada 5S (Seiri, Seiton, Seisoh, Seiketsu e Shitsuke) constituiu o primeiro passo de organização nas empresas, inspirado na necessidade que havia de colocar ordem na grande confusão que se estabeleceu no país após a Segunda Guerra Mundial. O método demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado um dos principais instrumentos de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. “

Quando começou a ser utilizado nas organizações brasileiras, a partir de 1991, houve uma tradução para nossa língua, para que seus significados pudessem ser entendidos. Para não perder o conceito dos “S” , foi então colocada a palavra Senso no início de cada tradução para o português, ficando assim definidos: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

Hoje, a prática do 5S é amplamente utilizada nas empresas brasileiras, e na maioria delas, a implantação do Sistema de Gestão pela Qualidade é iniciada por este programa,

Relacionados