10razoes para desistir

1478 palavras 6 páginas
Dez sinais de que é hora de recomeçar
Por Raquel Paulino , especial para o iG São Paulo
Texto
14 pessoas lendo
0
Comentários

Abrir mão do relacionamento ou do emprego muitas vezes é o caminho mais sensato para viver melhor. Entenda por que agir assim não é obrigatoriamente sinônimo de derrota

Thinkstock/Getty Images
Desistir também é mudar algo que está ruim, e isso, por si só, pode significar um grande alívio
Insista, persista, tente outra vez. Em artes compartilhadas nas redes sociais, em cartões (ainda há quem mande cartões de papel para amigos e familiares) e até nas letras de músicas, tais palavras de ordem deixam uma mensagem única: é proibido desistir, mesmo que isso signifique ficar triste, sofrer e até adoecer.

Mas se uma situação não faz bem, por que a tendência da maioria das pessoas é permanecer nela? “Na sociedade competitiva em que vivemos, somos criados para não assumir uma ‘derrota’. E, para muita gente, desistir é sinônimo de ser derrotado, o que está longe de ser verdade”, diz a psicóloga, coach de mulheres e consultora estratégica em gestão de pessoas Gisele Meter.

Leia mais
A importância da motivação
80 filmes com lições de vida
“Além disso, há quem não abre mão de algo que faz mal por medo de sofrer uma rejeição como resposta. Por exemplo: terminar um namoro e ouvir ‘ah, tudo bem, eu já não gostava mais de você mesmo’ ou falar para o chefe que ou recebe um aumento ou vai sair do emprego e ele dizer ‘o aumento não darei, se você vai querer ficar ou não é indiferente para mim’. Não é todo mundo que tem estrutura para isso”, complementa a psicóloga.

Para o psiquiatra Roberto Shinyashiki, autor de livros como “Louco por Viver” e “O Sucesso É Ser Feliz” (ambos da Editora Gente), insistir no que atrapalha a vida está relacionado à aversão pelo desconhecido.

“As pessoas preferem o mal conhecido ao risco desconhecido. Submetem-se a um emprego sem perspectiva de crescimento ou a um relacionamento que só traz frustrações porque se sentem

Relacionados