10LIDEL00026 Tica Para Engenheiros

829 palavras 4 páginas
Comunicado de Imprensa

LIDEL lança 2ª Edição Actualizada do livro “Ética para Engenheiros – Desafiando a Síndrome do Vaivém Challenger”

As questões éticas que envolvem a Engenharia num livro agora reforçado com novos casos, novos códigos de ética e literatura de apoio

Lisboa, 13 de Julho de 2010 – Após o sucesso da 1ª edição a Lidel – Edições Técnicas lança a 2ª edição actualizada do livro “Ética para Engenheiros”, uma obra da autoria de Arménio Rego e Jorge Braga que discorre sobre as questões éticas que envolvem esta actividade profissional.

A engenharia está impregnada na água que bebemos, nas pontes que atravessamos, nas casas que habitamos, nos alimentos que ingerimos, no modo como comunicamos, na maneira como a nossa saúde é preservada, na música que escutamos, na roupa que vestimos – em suma, em múltiplas facetas das nossas vidas. Esta relevância requer dos engenheiros um vigoroso sentido de responsabilidade ética – seja como técnicos, líderes, membros organizacionais, consultores ou empresários.

Este livro promove a reflexão sobre a temática e procura estimular a acção ética. Tomando o desastre do vaivém Challenger como metáfora, a obra procura discutir alguns temas-chave:
Qual a responsabilidade ética dos engenheiros nas decisões desastrosas por vezes tomadas nas organizações?
Qual a importância da confiança?
Quais as virtudes essenciais dos engenheiros?
Qual o papel dos códigos de ética e deontológicos na melhoria ética das organizações e das actividades de engenharia?
Deverão os engenheiros denunciar, e em que condições, as actividades ilegais, ilícitas ou perigosas levadas a cabo nas suas organizações?
Como podem os engenheiros conciliar as suas responsabilidades perante a sociedade, a lealdade ao empregador e as responsabilidades familiares?

O livro é complementado com várias dezenas de casos concretos, envolvendo dilemas éticos para os engenheiros. Inclui também códigos de ética profissional de várias organizações de engenharia, de

Relacionados