10Aula Recursos Naturais Minerais E Rochas

558 palavras 3 páginas
Recursos Naturais: minerais e rochas

A crosta terrestre é pouco espessa se comparada com as outras camadas que compõem nosso planeta.
Em sua parte superficial encontra-se quase totalidade dos seres vivos e é dela que o homem retira grande parte dos recursos naturais: metálicos (ouro, ferro etc.), energéticos (carvão, petróleo etc.), usados na construção e ornamentação (mármore, granito, etc.), entre outros.
A composição química da crosta terrestre é predominantemente formada por oxigênio, silício e alumínio, tais elementos formam um grupo de minerais chamado de Silicatos e formam cerca de 99% das rochas que compõem a crosta terrestre.

Mineral
Composto inorgânico, homogêneo de ocorrência natural, com composição química definida e arranjo atômico ordenado encontrado na crosta terrestre.
Geralmente se apresentam como sólidos, com exceção da água e o mercúrio que se encontram no estado líquido em condições normais de temperatura e pressão.

São compostos por um ou mais elementos químicos;
Para identificar um mineral são analisadas algumas propriedades como: a cor, a dureza, o tipo de cristal, o brilho, a transparência, etc. DIAMANTE

QUARTZO

MINERALÓIDE
Elementos ou compostos químicos semelhantes a minerais, mas que não atendem a todas as condições para serem considerados como tais.
Exemplos:
1) alguns minérios que não apresentam arranjo químico definido; como a bauxita (alumínio);
2) Alguns compostos minerais que foram formados por atividade biológica (carapaça de artrópodes, crustáceos, aracnídeos e insetos); 3) combustíveis fósseis como: petróleo e carvão mineral.

OBSIDIANA

CARVÃO MINERAL/)

Carvão (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/)

Propriedades dos Minerais: físicas/químicas
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.

Hábito cristalino
Clivagem
Fratura
Dureza
Tenacidade
Densidade Relativa
Cor
Brilho
Traço

Rochas
É um agregado sólido que ocorre naturalmente, formado por dois ou mais minerais e/ou mineraloides. Pode ser formada por processos orgânicos ou

Relacionados