10955 46123 Matriz BCG Segundo Kotler

1919 palavras 8 páginas
UNIP – DISCIPLINA PLANO DE NEGOCIOS
PROF.: AILTON GALDINO DE ALMEIDA

MATRIZ BCG
Talvez uma das mais famosas ferramentas de gestão e analise de mercado é a Matriz
BCG que foi criada nos anos 70 por Bruce Henderson para a empresa americana Boston
Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores quanto ao posicionamento da empresa e produto no mercado.
A Matriz BCG é dividida em duas partes: crescimento do mercado e participação relativa de mercado (em comparação à participação de seu maior concorrente). Onde, pode-se concluir, em uma primeira análise, que quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participação de mercado melhor analisada.

será

para

Maior

empresa será sua

vantagem competitiva por produto em relação à seus concorrentes.

Em

uma

segunda

análise,

é

preciso posicionar os produtos da empresa dentro da matriz, de acordo com suas características principais, sendo classificados de acordo com o quadrante que ocupam. Os quadrantes são:
Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criançaproblemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;
Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”.
Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas

Relacionados