1093707602|72

339 palavras 2 páginas
CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM:

Segundo o texto das autoras Luciana Carla dos Santos e Edna Maria Marturano, podemos observar que o ambiente familiar influência sobre a aprendizagem escolar. As dificuldades de relacionamento pais-filhos e poucos recursos reforçam nos filhos a busca de companheiros que nem sempre são adequados. Existe ainda a tendência dos filhos, a repetir com os pares os modelos de relacionamento que aprendem com os pais, passando muitas vezes a serem discriminados, visto que não apresentam condutas esperadas pelo grupo de pares.
As diferentes formas de os pais educarem e interagirem com seus filhos influem no desenvolvimento do autocontrole e de uma boa auto-estima. Diferentes situações de stress interferem sobre as práticas educativas dos pais, fazendo com que estas se tornem menos efetivas, parecendo ter efeitos diretos no ajustamento dos filhos.
O incentivo da mãe para o filho ser independente, incentivo do pai para o filho ser independente e a prática de os pais conversarem conjuntamente com seus filhos. Esses itens estão diretamente ligados a formas práticas educativas. Práticas educativas assertivas são aquelas que respeitam as novas necessidades do adolescente, colocam limites claros, deixam que os filhos participem das decisões da família e comunicam a estes o porquê de suas atitudes, ou seja, uma prática com autoridade e não autoritária ou permissiva. Essa prática resulta em filhos melhor ajustados sócio-emocionalmente.

A dificuldade de relacionamento da família e as relações parentais também afetam a vida dos adolescentes, pois os sentimentos de apego, nesta fase, devem estar seguros para promover a competência social com os pares, ajustamento emocional, auto-estima e menor dependência do suporte externo. A forma como os pais encaram a paternidade e as práticas educativas que utilizam fazem parte desse processo, que sofre a influência de diversas variáveis como características dos filhos, contexto social, expectativas

Relacionados