109354150205

1503 palavras 7 páginas
Flor, Angiospermas: evolução e características Flor
“Angiospermas” – avanço de estruturas morfológicas e anatômicas, principalmente reprodutiva denominada
FLOR - apenas para este grupo.
Considera-se a flor um “ estróbilo modificado”
Hipóteses sobre a origem filogenética da flor.
Como seria possível explicar a sua origem, os processos evolutivos da transformação ou modificações dos estróbilos das gimnospermas para a estrutura com características reprodutivas como a de um flor,contemporânea?
Provável ancestral - As pesquisas científicas têm apontado - gimnospermas grupo mais próximo das (Angiospermae ou Magnoliophyta).

Takahtajain(1980) e Cronquist(1988) - Taxonomistas evolucionistas apenas as Pteridospermales constituem o grupo das gimnospermas fósseis que apresentam caracteres mais primitivos que as primeiras angiospermas. O problema - 1- Muitas seriam as modificações necessárias no processo evolutivo para a conversão das estruturas reprodutivas primitivas em flor.
2- Ausência de formas de transição e registros fósseis entre as
Pteridospermophyta e as Angiospermas (como no caso do Homo sapiens, a ausência do famoso elo).
Explicação - fenômeno da neotenia ou heterocronia = precocemente estruturas permanecem em estados juvenis, enquanto outras, no mesmo indivíduo alcançam a maturidade normalmente.

Fenômeno da neotenia e origem da flor - hipótese
Antostrobilar ou Euântica : relacionava as flores com estróbilos bissexuados de Bennettitales - flores primitivas seriam grandes, com muitas partes, sem maiores especializações do androceu e do gineceu, semelhantes às encontradas nas atuais Magnoliaceae.
Os megasporófilos e microsporófilos da linhagem cicadeana – neotenia.
Estames primitivos laminares e os megasporófilos foliares, dobrados ligando as margens em carpelos contendo óvulos (gineceu). No dobramento, os carpelos das primeiras flores seriam livres entre si, com margens não soldadas, como algumas flores arcaicas viventes,

Relacionados