107625210400

424 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM CRUZ ALTA

MOVIMENTOS DE RUA DA POPULAÇÃO
BRASILEIRA NO ANO DE 2013

CURSO: Curso de Licenciatura em Pedagogia;
COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia Geral;
DOCENTE: Prof. Dr. Maria Clara Ramos Nery
DISCENTE: Ana Claudia Maffi.

Cruz Alta
2014

No ano de 2013, a pauta original das mesmas, era a revogação do aumento da passagem do transporte público.
Segundo Bauman, poder é a capacidade de fazer as coisas e política é a capacidade de decidir as coisas. Os movimentos sociais demonstram que, no mundo líquido moderno, esses conceitos estão se distanciando e um dos vetores são os movimentos sociais nas ruas e nas redes sociais. Demostram uma crise de representatividade da classe política, transferindo parte do poder para as redes e movimentos sociais, num mundo globalizado conectado.
A tese de Bauman da atual sociedade líquida moderna se caracteriza pela imagem do que nesta sociedade nada é sólido ou conserva a forma por muito tempo. Os valores se alteram com velocidade, provocando insegurança e medo nas pessoas. A solidariedade se dispersa ou se dissolve, as pessoas se voltam para o consumo como uma forma de definir sua identidade. Uma das características dessa era de hiperconsumismo é que mais importante do que consumir é o poder de descartar as coisas. Zygmunt Bauman disse que nos últimos vinte ou trinta anos temos vivido com um dinheiro que não é nosso, fruto de uma sociedade de consumo e de crédito, seguindo um pensamento filosófico estranho: Use agora e pague depois. Segundo esse pensador, nós hipotecamos o futuro.
Segundo Norbert Elias precisamos de dois fatores fundamentais para o nosso desenvolvimento, seria eles, a figuração e a interdependência. Figuração é qualquer tipo de configuração social, precisamos, portanto, interagir com alguém, em casa, na escola, na igreja ou em qualquer

Relacionados

  • 107625210400
    1012 palavras | 5 páginas