107337480671

1976 palavras 8 páginas
Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

INTERVENÇÕES
URBANAS
Profª: Msc.
Profª: Msc. Nadine Lessa F. Campos

Intervenções Urbanas
Designam programas e projetos que visam à reestruturação, requalificação ou reabilitação funcional e simbólica de regiões ou edificações de uma cidade.
A intervenção se dá sobre uma realidade preexistente, que possui características e configurações específicas, com o objetivo de retomar, alterar ou acrescentar novos usos, funções e propriedades e promover a apropriação da população daquele determinado espaço. Intervenções Urbanas
Algumas intervenções urbanísticas são planejadas com o intuito de restauração ou requalificação de espaços públicos, como as revitalizações de centros históricos.
Outras
objetivam transformações nas dinâmicas socioespaciais, redefinindo funções e projetando novos atributos. Intervenções Urbanas
O conceito atual de intervenção urbana, denominado de reabilitação ou requalificação traz mais clara a ideia de acréscimo de atividades geradoras de ganhos econômicos e de melhoria da qualidade dos espaços públicos e privados, podendo ser melhor aplicado em situações onde se trata de alteração das características físicas e da composição social e econômica de áreas ainda ocupadas.
A Toyota espalhou em algumas cidades americanas receptores solares e onde o transeunte pode aproveitar para carregar seu notebook, celular, utilizar o WiFi.

Intervenções Urbanas
A esse movimento de preservação de patrimônio histórico e cultural se juntam movimentos de preservação da natureza, sobretudo na ideia da sustentabilidade, ou seja, na preocupação em proteger e passar o patrimônio herdado dos antepassados, para as futuras gerações.

“Canto Verde”, no bairro de
Kallio, Helsinki, na Finlândia.

Intervenções Urbanas
Le Corbusier defendeu no início do século passado, no “Plano
Voisin” para Paris, a demolição de áreas urbanas tradicionais, substituindo-as pelo protótipo

Relacionados