10724504613

586 palavras 3 páginas
ensaio de materiais

ENSAIO MACROGRÁFICO
O ensaio de micrografia consiste na verificação a olho nu ou com uma ampliação de no máximo 10 vezes, de uma superfície plana, preparada adequadamente através de lixamento; a superfície é normalmente atacada por uma substância que reage com a superfície lixada e revela detalhes macrográficos da estrutura do material ou da junta soldada ensaiada.
O ensaio de macrografia é aplicado para verificar o processo de fabricação ao qual o produto siderúrgico foi submetido, se fundição, forjamento ou laminação; também permite verificar a homogeneidade ou heterogeneidade do produto e constatar a existência de descontinuidades inerentes ao próprio metal, como porosidades e segregações.
O ensaio permite ainda determinar a existência de soldas no material, além de revelaras várias zonas existentes na solda e suas características, tais como número de passes, existência de goivagem e forma do chanfro.

Procedimento experimental

Etapas do ensaio
De um modo geral, as principais etapas para a realização do ensaio macrográfico são a escolha e localização da seção a ser estudada; a preparação de uma superfície plana e lixada no local escolhido; lavagem e secagem e por fim, ataque com reativo químico adequado. preparação da superfície
A preparação da superfície compreende duas etapas, a do corte ou desbaste e a do lixamento.
O corpo de prova deve ser cortado com serra ou com cortador de disco abrasivo; caso esse método não esteja disponível, pode-se recorrer ao desbaste da superfície por meio de esmeril ou plaina para atingir a superfície desejada, completando a operação com uma lima fina ou uma lixadeira mecânica. Em todos esses processos deve-se evitar encruamento local, bem como aquecimento acima de 100°C, principalmente em peças temperadas, para evitar a distorção na interpretação do ensaio.
Antes de iniciar o lixamento, deve-se fazer uma lavagem com água corrente e enxugar a superfície para evitar que partículas abrasivas mais

Relacionados

  • Petrobras Edital6 Resultado
    741565 palavras | 2967 páginas