1071543303/10

1319 palavras 6 páginas
Psicologia

Nas

Organizações

Aluna: Michelle Pires Estevão

Universidade Estácio de Sá
Queimados; 17/09/2012
Matéria; Psicologia nas Organizações
Prof; Carmem Bastos
Aluna; Michelle Pires Estevão

Caminhos da Psicologia Moderna
Primeiros Passos em Psicologia A psicologia é uma ciência jovem. Ela nasceu de uma ciência mãe, a filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a sociologia e a matemática. Os filósofos antigos procuraram estudar o comportamentos do homem e dos animais de maneira não cientifica. A pré-história da psicologia registra estudos do comportamento humano, através:
Astrologia; dedica-se ao do estudo comportamento do homem pela posição dos astros. Fazem-se previsões, do dia, hora e mês em que você nasceu e a posição dos astros do nascimento.
Quiromancia; estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão, os montes que se Forman na palma, a estrutura das unhas e dedos.
Frenologia; vale-se da conformação do crânio humano para o estudo da personalidade. A testa alta revela inteligência verbal.
Psicologia; avalia o comportamento pelas feições e traços do rosto.
Psicognomia; diz que se você tem nariz comprido, isso significa que você tem um comportamento de pessoa xereta.
No século XIX sugere a chamada psicologia experimental.
O fundador dessa psicologia foi um pesquisador chamado Wundt, o chamado pai da psicologia, criou o primeiro laboratório de psicologia, em 1879, numa cidade Alemanha, chamada Leipzig.
Wundt procurou utilizar aparelhos para medir os chamados fenômenos psíquicos, como a sensação, a vontade, a percepção e outros.
A teoria de Darwin estabeleceu que o homem é uma evolução das espécies animais. Isto quer disser que o homem é descendente. Assim segundo essa teoria, numa psicologia comparativa, alguns psicólogos acreditam que se possa entender melhor o comportamento humano orientando-se por essa linha. Os estudos de Darwin influíram muito nas pesquisas da atuação do meio de modificação

Relacionados