10685457896

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Programa de Ensino 2014:
2. A política nacional
2.1 A formação dos partidos
2.2 Revoluções nacionais
2.3 Os jovens e a ditadura

A Ditadura
- Como se forma/instaura a Ditadura:
- A Ditadura “espontânea”;
- A Ditadura do golpe;
- Os elementos comuns aos regimes ditatoriais.
Como sabemos, a democracia que vivemos hoje em nosso país se formou a partir da queda de umregime ditatorial. Embora esse regime seja sistematicamente criticado, muitos ainda são saudosistas da ditadura militar que vigorou entre 1964 e 1985. Como isso é possível?
A truculência com que os órgãos de repressão militar trataram os movimentos políticos no período de ditadura no Brasil é o principal foco dessas críticas. De fato, em nome do combate aos “subversivos”, os direitos humanos e osdireitos individuais foram relegados ao segundo plano, enquanto a legislação – o Ato Institucional nº5 (AI-5) – assegurava impunidade aos repressores.
No plano administrativo o regime militar foi responsável pelo chamado “milagre brasileiro”, que defendia condições de progresso uniformemente espalhadas por todo o território nacional; daí a construção e ampliação da malha de transportes (estradas,ferrovias, transporte fluvial e marítimo), a criação do programa Proálcool (alternativa ao petróleo), entre outras iniciativas que visavam reestruturar o modelo de produção e a economia do Brasil. Entre sucessos e fracassos a ditadura militar redefiniu as relações industriais e comerciais, embora os índices inflacionários se elevassem de modo assustador ao longo desse período.
A segurançapública, de um modo geral, foi administrada sob pesada repressão militar, o que permitiu um acentuado declínio da criminalidade. Entretanto, presos políticos eram tratados como criminosos comuns e, não raramente, a certeza de impunidade dos agentes repressores levou a excessos como o desaparecimento e a morte de muitos suspeitos. Assim, a garantia dos direitos individuais se perdia em nome da defesa da“ordem pública” nacional.
A conquista do tri-campeonato mundial de futebol foi usada como motivo de orgulho nacional e, assim, os anos 70 foram marcados por intensa propaganda nacionalista, enaltecendo o sentimento patriótico de amor pelo Brasil. Canções como “Eu te amo meu Brasil”, de Dom e Ravel, ecoavam incessantemente pelas emissoras de radiodifusão.
Essa configuração de intenções, ideias eeventos marcou toda uma geração que assistiu, posteriormente, a transição e retorno ao regime democrático. Não há como viver dois regimes políticos distintos sem compará-los. Aqueles que viveram essas duas realidades ainda destacam os pontos positivos e negativos desse nosso passado recente e, embora pareça retrógado, muitos ainda defendem o período de ditadura militar como positivo e benéfico, mesmoque a vontade popular tenha sido desprezada.
Como é possível que o indivíduo se identifique com sua própria ausência de liberdade nas decisões do Estado? Seguir segamente a autoridade de um líder ou de um grupo, sem questionamentos, pode parecer melhor que a escolha democrática? Não é esse o caso do nazismo de Hitler? Seria possível, então, a reedição das atrocidades nazistas em nome dobem-estar comum? Existem características comuns entre a nossa ditadura militar e a ditadura nazista? Quais são, afinal, as principais características da ditadura?
Buscando responder a essas e outras questões, veremos o filme “A Onda” (2008) na tentativa de destacar os pontos em comum entre uma ditadura imposta a força – como no nosso caso – e a ditadura aceita “espontaneamente” – como no caso da Alemanhanazista e do filme “A Onda”.

Análise do filme “A Onda” (2008):
A seguir, veremos em destaque algumas passagens e conceitos do filme que orientam a identificação pessoal do indivíduo com o sentimento de união promovido pela formação da ditadura:
- Autocracia (Ditadura): Grupo ou líder pode manipular as leis se achar necessário;
- Requisitos da Ditadura:
- ideologia;
- controle...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!