1067 9667 0442

3144 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Sulena Cerbaro

INFLUÊNCIA DA MITOLOGIA EM GUERREIROS ESCANDINAVOS

Florianópolis
2013
Sulena Cerbaro

INFLUÊNCIA DA MITOLOGIA EM GUERREIROS ESCANDINAVOS

Monografia apresentada ao curso de História, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito avaliativo da matéria de História Medieval, sob a orientação da Dr. Aline Dias da Silveira.

Florianópolis
2013
INFLUÊNCIA DA MITOLOGIA EM GUERREIROS ESCANDINAVOS

Sulena Cerbaro

Resumo: Na Escandinávia surgiram e ruíram os vikings. Importante civilização da idade média. Tiveram notória expansão tanto na Europa quanto em outros continentes. Eram soldados mais eficientes e brutais que os demais existentes. Navegavam através de seus barcos dragões e aportavam em vilas e cidades futuramente queimadas e pilhadas pelos mesmos. Os mesmos apresentavam uma mitologia não muito bem definida, sem séries de doutrinas e crenças estabelecidas, com resquícios encontrados em livros antigos denominados Eddas, entretanto, os deuses do panteão nórdico instigavam e motivavam seus guerreiros a obter êxitos sobressalentes. Grande parte de seu panteão era representativo a figuras cotidianas de guerreiros, soldados, piratas e mercadores, diferentemente das outras religiões existentes. A questão que será discutida no presente trabalho é: descobrir se a mitologia nórdica influenciava diretamente aos soldados nórdicos ou não. Se eles devem partes dos seus êxitos a entidades transcendentais ou não.

Palavras-chave: Escandinávia, vikings, expansão, Eddas, mitologia nórdica, dragões, deuses, panteão.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, o principal objetivo estabelecido é a análise da atuação da mitologia nórdica no cotidiano dos guerreiros escandinavos (denominados vikings), de: final do século VIII a: meados do século XI. Influências de cultos a entidades em combates. Ou

Relacionados

  • Aasdsadsad
    18970 palavras | 76 páginas
  • Trab.
    91407 palavras | 366 páginas
  • DIREITO
    148144 palavras | 593 páginas