106468900612

1023 palavras 5 páginas
Cap I – O MITO

O que é Mito?

Mito é um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão, de estabelecer algumas verdades que explicam os fenômenos naturais e culturais e que dão as diretrizes da ação humana.
O mito nasce do desejo de entender o mundo; é uma forma de dar segurança diante do medo das forças naturais que são assustadoras. A primeira função não é interpretar, mas sim acomodar e tranquilizar o ser humano frente ao mundo assustador.
Podemos dizer que o mito é uma explicação fantasiosa da realidade, ou, a primeira tentativa do homem primitivo de explicar e compreender o mundo que o cercava, ou seja, os fenômenos atmosféricos, a origem do Bem e do Mal, o destino da vida, etc. Assim, acreditava-se que as chuvas existiam porque no passado, uma deusa apaixonou-se por um humano e, não podendo unir-se diretamente a ele, uniu-se pela tristeza, fazendo suas lágrimas caírem sobre o mundo... Ainda, uma constelação existe porque, também no passado, crianças fugitivas e famintas morreram na floresta e foram levadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas.
Um exemplo de narrativa mítica é o enredo do filme Fúria de Titãs: há muitos e muitos anos atrás os deuses Zeus, Poseidon e Hades se uniram e destruíram seus pais... Em seguida eles dividiram o universo entre si, Zeus ficou com os céus, Poseidon ficou com os mares e Hades foi enganado por Zeus e forçado a governar o submundo. Pouco depois Zeus criou os humanos, cuja fé era o que dava poder aos deuses...
Muitos anos depois um pescador encontra um caixão flutuando na água e, dentro dele, uma mulher morta segurando um bebê que adotam e batizam de Perseu.
Hades deixa o submundo e convence Zeus a deixar que ele puna os humanos...
O mito tem ainda uma função organizativa, que é organizar as relações sociais de parentesco, de alianças, de trocas, de sexo, de idade, de poder, etc., como forma de legitimar e garantir a permanência de um sistema complexo de proibições e permissões.
Quanto à

Relacionados