105953130604

690 palavras 3 páginas
Tipos de poluição: urbana, visual e sonora
De acordo com a legislação brasileira (Lei 6.938/81, Art.3, III) é definido como poluição a “degradação da qualidade ambiental…” que prejudica a saúde, a segurança e o bem-estar da população, se for direta ou indiretamente, criando condições contrárias ás atividades sociais e econômicas e afetando desfavoravelmente a biota e as condições do ambiente. Existem diversas maneiras de se identificar a poluição, que na maioria das vezes são encontradas de forma visual, sonora e tem grande concentração nos grandes centros urbanos.
Conhecida por poluição urbana, sabe-se que atualmente cerca de 70% da população está concentrado nos centros urbanos, porcentagem que só tende a aumentar. Devido essa grande concentração da população os centros urbanos estão expostos à vários tipos de poluição: sonora – muitas vezes causadas pelas buzinas, sons, propagandas, etc; visual- por exposições de cartazes, folhetos, etc, e ainda à poluição atmosférica causada pelo gases de veículos, decomposição de matéria orgânica, etc.
Contudo, a poluição urbana pode ser encontrada também em forma de lixo, fumaça, mal cheiro e outras formas facilmente identificáveis. Neste artigo iremos focar em duas formas apenas: visual e sonora.
Poluição visual

Concentrada principalmente em outdoors, cartazes, e diversos outros meios de comunicação, sem que notem o uso exagerado e desnecessário de tanta propaganda é que vem aumentando o problema da poluição visual, mesmo sendo pouco conhecida, ela já está sendo bastante prejudicial, começando por paredes pinchadas, ruas cheias de placas de propagandas, “camadas” de cartazes, faixas nos postes. Mesmo não causando problemas a saúde, ele enfeia o meio ambiente, deixando-o sujo e com o tempo poderá chegar a ser inabitável. E além disso, a grande preocupação em relação a poluição visual, principalmente em vias públicas, é que pode ser um colaborador para acidentes automobilísticos, muitos países abrigam legislações

Relacionados

  • 105953130604
    3491 palavras | 14 páginas
  • 105953130604
    401 palavras | 2 páginas