105293860450

Páginas: 4 (959 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS
Licenciatura em Física
Autores: Camila Paese, Fernanda Endrizzi, Filipe de Souza, Gabriela Scariot, Sirlene Lazzarini, Wagner Cainelli.UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE BAIXO CUSTO NOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO.
















11 de Agosto de2014, Bento Gonçalves









Utilização de Instrumentos de Baixo Custo nos Laboratórios de Ciências das Escolas Estaduais de Ensino Médio.








Volume único. Natureza –trabalho acadêmico do curso de Licenciatura em Física, juntamente com o projeto PIBID, sub projeto Física; e posterior utilização em congressos e seminários.

Orientador: Ângelo Mozart de Oliveira.Bento Gonçalves
11 de agosto de 2014.
Resumo

Estudos na área de educação mostram que mesmo os alunos de ensino médio ainda possuem muito da fase concreta em suas concepções no processo deaprendizagem, desta forma, não conseguem abstrair todos os conceitos trabalhados nas aulas de Física. Tendo em vista essa dificuldade, através do projeto PIBID, realizamos experimentos de baixo custocom alunos do Colégio Estadual Dona Isabel, onde lincamos os conceitos trabalhados em sala de aula com experiências simples e visuais que auxiliam no entendimento dos referidos conceitos.
“Faz-seciência com fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é uma ciência, assim como um montão de pedras não é uma casa.” (Henri Poincaré). Acreditamos, que para que os alunospossam entender o que estão estudando, é necessário que os mesmos se sintam parte do processo de aprendizagem, interagindo com o conhecimento.
Palavras chave: Experimentos de baixo custo, laboratório deFísica, ensino médio.


Abstract: Studies in education show that even high school students still have very concrete stage in their conceptions of the learning process, thus, can not disregard all...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!