104601570647

Páginas: 2 (498 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Resenha do livro 1822
Laurentino Gomes, autor do cultuado 1808, lança agora uma trama histórica que desvenda os acontecimentos que se sucederam no período de tempo que vai de 1821, marco do retornode D. João VI e sua corte à capital portuguesa, Lisboa, até 1834, ano do falecimento de D. Pedro I. Neste intervalo temporal ocorre a independência do Brasil e sua consolidação territorial.
Estanarrativa é acompanhada pelo leitor ao longo de 22 capítulos, os quais são entremeados por imagens que retratam os eventos e as personalidades deste momento da História. A obra traz um relato detalhadodos fatos históricos que povoam esta era; seu lançamento foi realizado ao mesmo tempo no Brasil, pela Nova Fronteira, e em Portugal, pela Porto Editora.

O livro, no qual o autor associa a autonomiabrasileira à vinda da corte imperial para a então colônia de Portugal, em 1808, poderá ser saboreado pelos amantes da história não só na versão impressa convencional, mas também em outros veículosmultimídia, tais como o livro digital, o audiolivro e a Internet.

Para alcançar sua independência, o jovem aspirante a nação autônoma teve que transpor inúmeros desafios, os quais aparentavam serinsolúveis naquele momento. O autor considera que vencer estas provas já foi, por si mesmo, um grande êxito do antigo domínio colonial.

Sem dúvida D. João contribuiu muito para o amadurecimento desteprocesso ao incrementar o desenvolvimento brasileiro a partir do momento em que desembarcou na antiga capital brasileira, o Rio de Janeiro. Em treze anos as mudanças foram velozes e profundas. O corte docordão umbilical, portanto, era uma questão de tempo; em breve o Brasil se emanciparia da metrópole portuguesa.

Este livro foi fruto de três anos de estudos, ao longo dos quais Laurentino sededicou a decifrar este período histórico em pelo menos 170 livros e outros volumes de referências, tanto em solo brasileiro quanto em território português. Entre as paisagens históricas que o autor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!