104504320434

1867 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Desenvolvimento 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO

A questão social surgiu na Europa durante o século XIX durante a Revolução Industrial. Mas não podemos pensar que a questão social existente hoje é a mesma existente naquela época, pois as situações que se apresentam hoje são de certa forma diferente. Fazendo com que se torne ainda mais importante se discutir os desafios existentes no contexto da atualidade.

Portanto o entendimento de questão social está firmado na diferença entre capital x trabalho, em outros termos, determinada no contexto do sistema capitalista. Sendo assim, a questão social pode ser considerada a expressão da classe operaria em exigência por reconhecimento e melhores condições de trabalho e de vida.

Muitos não sabem o porquê da existência da questão social e como que ela ainda continua afetando nos dias de hoje a vida do cidadão, pois em primeira instância não é feita uma análise, não se identifica que existe uma contradição entre capital e trabalho, e ao fazer essa análise pode-se constatar a situação que se encontra a sociedade hoje. A perspectiva que se tem é que ainda o operário do século XXI precisa vender sua força de trabalho para a garantia de seus direitos.
O que podemos ver é que pouco mudou, diante da dimensão que se encontra hoje, a questão social está em um patamar muito elevado que atinge a sociedade, que continua a reivindicar por seus direitos, lutando por sua cidadania. As expressões da questão social que chegam aos órgãos competentes são inúmeras, de demandas de moradia até trabalho e a partir disso podemos ver o quão é importante o papel de um profissional competente especializado na área para fazer a intermediação entre o povo e as autoridades competentes, buscando amenizar os impactos causados pelas novas a antigas expressões.

Relacionados