104131830671

2711 palavras 11 páginas
A PISCOLOGIA COMO CIÊNCIA INDEPENDENTE
Na verdade, só em época muito recente surgiu o conceito de ciência tal como hoje é de uso corrente, e foi ainda mais recentemente que começaram a ser elaborados os primeiros projetos de psicologia como ciência independente.
Apresenta resumidamente uma visão panorâmica e crítica da psicologia contemporânea. A psicologia está ai com suas pretensões de autonomia e, é importante ressaltar as origens dessa disciplina.
Os autores têm como objetivo desvendar, primeiramente, como se deu o nascimento da psicologia enquanto ciência, suas precondições socioculturais para o aparecimento da psicologia como ciência no século XIX. A experiência da subjetividade privatizada. Ao mesmo tempo eles expõem as principais escolas psicológicas, seus criadores, suas idéias, mostra também sobre a psicologia como profissão e como cultura.
PRECONDIÇÕES SÓCIO-CULTURAIS PARA O APARECIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA NO SÉCULO XIX
São necessárias duas condições fundamentais para os autores, para que haja um interesse em conhecer cientificamente o “psicológico”: 1- Uma experiência muito clara da subjetividade privatizada; e, 2- a experiência da crise dessa subjetividade. Chamaram de experiência da subjetividade privatizada: a percepção de que somos livres, diferentes, capazes de experimentar sentimentos, terem desejos e pensar independentemente dos demais membros, da sociedade, ou seja, a necessidade que todos temos de que as demais pessoas não tenham acesso as nossas experiências. Associada a esta percepção aparece à sensação de que não somos tão livres e diferentes quanto pensávamos tudo não passa de uma ilusão. A possibilidade de mantermos nossa privacidade é altamente valorizada por nós e relacionada ao nosso desejo de sermos livres para decidir nosso destino. A experiência da solidão, ansiada ou temida, é também altamente expressiva daquilo que acreditamos ser nossa individualidade.
Ao lermos com atenção as obras de historiadores, veremos que

Relacionados