1041209402

2190 palavras 9 páginas
NEOCLASSICISMO
Denise Faustino Valentim Santos
Professora - Ester Zingano
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Artes visuais (0071) – História da Arte
12/12/12

RESUMO

A primeira metade do século XIX vivenciou a proliferação de importantes movimentos estéticos, como o neoclassicismo ou academicismo e também conhecido por muito como setecentista. O presente estudo aborda esse movimento, sua influencia na arte e na arquitetura onde ganhou uma grande expressão neste período e procura traçar um paralelo, mostrando referências que podem ser encontradas em comum. E a sua parcela de mudança na arte brasileira.

Palavras-chave: Movimentos estéticos. Arte

1 INTRODUÇÃO

O ser humano sempre ambicionou um mundo idealizado, talvez utópico, que tocasse no coração. No século XVIII, as pessoas viajavam para Roma, buscando referências, pois lá encontrariam uma vida social elegante e era acessível. O ressurgimento da apreciação pela arte clássica também chamou atenção dos Renascentistas que descobriram nos filósofos e poetas da Roma antiga um padrão onde podiam se espelhar, assim também os neoclassicistas tentavam fazer esta busca. O presente estudo é o resultado de uma pesquisa teórica que busca compreender as características e influência despertada na população fazendo uma “viagem” no tempo desde Pompéia e Herculano até o Brasil. Descreverei no inicio um desejo idealizado desta época, a teoria sobre neoclassicismo, a influência de Piranesi, academias, a arquitetura neoclássica, como repercutiu no Brasil este movimento. Com a Revolução Industrial a burguesia mostrou seu crescimento atraindo para as cidades os interesses políticos e econômicos.

No Século XVIII, nasce um desejo de rever as formas antigas, apareceu um desejo iluminista ou era da razão, um movimento cultural de elite e de intelectuais, buscando um ideal não só estético, mas também de justiça e civismo. Como descreve,

Relacionados