103739350612

277 palavras 2 páginas
CONCEITO DE MÉTODO DEDUTIVO,
A dedução é a argumentação que torna explicita verdades particulares contidas em verdades universais. O ponto de partida é o antecedente, que afirma uma verdade universal, e o ponto de chegada é o consequente, que afirma uma verdade menos geral ou particular contida implicitamente no primeiro. * Leva o pesquisador do conhecido ao desconhecido com pouca margem de erro; * É de alcance limitado, pois a conclusão não pode exceder as premissas. * Neste método a racionalização ou combinação de idéias em sentido interpretativo vale mais do que a experimentação de caso por caso. * Parte do geral para se chegar às particularidades. * Encontra larga aplicação em ciências como Física e Matemática. * Na matemática seus argumentos são na maior parte dedutivos. * Na geometria os teoremas são demonstrados a partir de axiomas e postulados. O método da dedução garante que os teoremas devem ser verdadeiros se forem verdadeiros os axiomas e postulados.

Duas regras gerais são apontadas quanto a validade das conclusões, do processo dedutivo: 1- Da verdade do antecedente segue-se a verdade do consequente. Por exemplo: todo bando de pássaros voa. Ora o sabiá é um pássaro. Logo o sabiá voa. 2- Da falsidade do antecendente pode seguir-se a falsidade ou veracidade do consequente. Por exemplo todos os animais são mamíferos. Ora as serpentes são animais. Logo, as serpentes são mamíferos.

O raciocínio dedutivo pode ser expresso pelo silogismo, que poderá ter forma: a- Categórica: todos as pessoas têm direitos. Ora Maria é uma pessoa. Logo, Maria tem direitos. b- Categórica hipotética: se o advogado de Pedro for competente, Pedro será inocentado. Ora o advogado de Pedro é muito competente. Logo, Pedro será

Relacionados