103517860230

549 palavras 3 páginas
REFLEXÕES SOBRE DEFICIENCIA INTELECTUAL

A inclusão social tem sido um desafio para todas as esferas da sociedade ,principalmente para as pessoas portadoras de necessidades especiais, que muito além de poderem exercer a cidadania, deparam com a dificuldade de acesso em todos os sentidos.

A questão politica e social da inclusão é assunto que rende muitas as discussões, assim como entender que o tratamento dispensado à diferença não quer dizer trata- lós iguais, ao contrário , a diferença propõe o conflito, o dissenso, a imprevisibilidade, a impossibilidade do cálculo. O certo é jamais desvalorizar e inferiorizar os cidadãos /alunos por suas diferenças, seja nas escolas comuns ou nas especiais.

Vale enfatizar que a inclusão de indivíduos com necessidade educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência junto-nos demais alunos, nem na negação dos serviços especializados àqueles que deles necessitam. Ao contrário ,implica uma reorganização do sistema educacional, o que acarreta uma revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais na busca de se possibilitar o desenvolvimento cognitivo, cultural e social desses alunos, respeitando as suas diferenças e atendendo suas necessidades. (GLAT; NOGUEIRA, 2002,P. 26).

0 desejo de trabalhar com os portadores de deficiência intelectual requer num primeiro momento conhecer os caminhos percorridos pela sociedade desde os primeiros conceitos sobre exclusão , inclusão e deficiência ,para num segundo momento manter avivado nos interesses e envolvidos, o desejo de lutar e buscar uma escola melhor, um espaço onde todos sejam vistos por suas habilidades, possibilidades e não por suas deficiências.

Os artigos trazem conceitos de que a escolarização do Deficiente intelectual deve ser repensada que nesse processo a terminalidade desse processo deve ser profundamente debatida, pois como instrumento legal não esta indo ao encontro da expectativa das famílias.

Nesse sentido é

Relacionados