10316572

881 palavras 4 páginas
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
JOGOS DESCRIÇÃO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO-SOCIAL-MOTOR
MEMÓRIA Faixa Etária 4 e 5 anos. Material necessário pares de cartões com fotos(ex. frutas,cores,animais), tamanho mínimo de 10 x 10, cartolina ou papel mais resistente e plástico adesivado para encapar. Regras para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.

Jogo da memória desenvolve a observação e a memorização. E pode desenvolver conteúdos de outras áreas, se a proposta for mais ampla. Por exemplo, pedir que a criança descubra quem ganhou ao final: ela terá de contar os pares obtidos, desenvolvendo a contagem ( conteúdo de matemática).

JOGOS DAS HISTÓRIAS Faixa etária a partir do 3° ano do Fundamental

“A CRIANÇA É UM GRANDE PESQUISADOR” A relação entre teoria e pratica centra-se na articulação ao diálogo, uma relação que se dá na contradição, expressa um movimento de interdependência em que uma não existe sem a outra, deve estar presente principalmente na formação dos educadores, a partir de uma pratica cabe-lhe construir uma teoria, coincidindo e identificando-se com elementos decisivos da própria prática.
O Professor deve fazer de sua pratica um espaço permanente de reflexão através de um papel ativo na educação e não normas repetitivas, com isso entrevêem em seus alunos aquilo que é espontâneo, revela o seu conhecimento adquirido no cotidiano, observando o aluno para descobrir o seu desempenho, razão de um bom resultado, ensino baseado na reflexão – na - ação.
A reflexão é um processo e é através dele que o individuo

Relacionados