102806350175

430 palavras 2 páginas
SIMULADO QUÍMICA – EJA - 3ª série- 3º bimestre

1 – O mercúrio é um metal usado nos termômetros. Difere dos outros metais por ser o único que em temperatura ambiente se encontra no estado:
a) Sólido
b) Gasoso
c) Líquido
d) plasma 2 – Em 1786, o médico italiano Luigi Galvani estava dissecando uma rã e amarrou um de seus nervos a um fio. Acidentalmente, o fio tocou uma placa de ferro e a rã morta começou a sofrer violentas contrações. Galvani pensou que havia um fluido elétrico de origem animal que por algum motivo teria sido liberado pela rã morta e lançou a teoria da eletricidade animal.
Mais tarde, o físico italiano Alessandro Volta conseguiu provar que a contração da rã observada por Galvani era devido ao fio e a placa de ferro que, ao entrarem em contato com a umidade salina da rã, geravam eletricidade, isto é, a eletricidade tinha sido gerada por meio de reações químicas.
O fio utilizado por Galvani é o mesmo que utilizamos nas fiações elétricas das nossas residências, por exemplo. O metal que constitui esse fio é o:
a) alumínio
b) cobre
c) zinco
d) prata
3 – Olhe ao redor. Com certeza você vai ver alguma coisa feita de metal: o ferro dos parafusos, o cobre dos fios elétricos, o alumínio das panelas, a prata e o ouro das jóias. E você não deve ter nenhuma dificuldade em distinguir um produto feito de metal. Entre as características dos metais é incorreto afirmar que:
a) Possuem brilho característico
b) Não são bons condutores de calor e eletricidade
c) Formam cátions
d) São maleáveis e dúcteis
4 – Quase tudo em nossa vida depende da siderurgia, indústria do ferro, que forma com as indústrias do carvão e do cimento a base da estrutura econômica de uma nação. O minério no qual o ferro, na forma de cátion Fe+3 é encontrado é:
a) Hematita
b) Cassiterita
c) Bauxita
d) Calcário
5 – O Brasil possui imensas jazidas de minério de ferro de ótima qualidade, em

Relacionados