102704 O Desenho T cnico aplicado ao conte do da disciplina de Design de J ias e Bijuterias

3104 palavras 13 páginas
O Desenho Técnico aplicado ao conteúdo da disciplina de
Design de Joias e Bijuterias

Liliane de Araujo Mancebo (Curso de Moda – Universidade Feevale)

RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar como as Normas Técnicas ABNT são aplicadas ao projeto de produtos na disciplina de Design de Joias e Bijuterias no
Curso de Moda da Feevale. A representação gráfica e a especificação técnica dos projetos de produtos de joalheria e afins são de extrema importância para a comunicação correta de uma ideia criativa.
Palavras–chaves: projetos, produtos, joias.

ABSTRACT
The aim of this paper is to present how the Tecnhical Standars ABNT are applied to design of products in the discipline of Jewelry Design in Fashion Design Course at
Feevale. The graphical representation and technical specification for a jewelry design and others products are extremely important for proper communication of a creative idea. Keywords; design, products, jewelry.

INTRODUÇÃO

A disciplina de Design de Joias e Bijuterias do Curso de Moda da
Universidade Feevale faz parte do currículo deste curso desde 2005. O conteúdo programático está orientado para as questões de desenho criativo, ilustração e fabricação de peças no Laboratório de Joias e contempla, também, aulas específicas de desenho técnico e representação gráfica.
O objetivo deste trabalho é o de apresentar como estes assuntos podem ser tratados dentro de disciplinas criativas e de prática de fabricação, como é o caso desta relacionada às joias, bijuterias e afins, promovendo o raciocínio correto associado ao projeto técnico. Ao abordar esses conhecimentos de um modo organizado e voltado para uma metodologia de projetos industriais, a disciplina incorpora não só a questão de ilustração e criatividade relacionadas ao desenvolvimento de produtos e coleções, mas desafia o estudante ao conhecimento técnico e de pesquisa de soluções colaborando na sua formação profissional e na sua preparação ao mercado de trabalho.
No que se refere à representação

Relacionados