1026547896

504 palavras 3 páginas
Acadêmica: Josi Queli Silva Conceição

Disciplina: Estágio Supervisionado 1

Professor: Juarez Sampaio

Curso: Licenciatura em Educação Física

Turma: Única

Conteúdo: Sínteses

Os espaços de atuação profissional do professor de Educação Física

O campo de atuação do profissional de Educação Física é muito amplo com um leque de opções, tais como: escola, clubes, academias, empresas, clínicas. Além desses espaços, há também outros locais de trabalho como: hotéis, creches, asilos, hospitais, presídios.
Os espaços divergem-se entre si, porém apresentam objetivos semelhantes; eles podem ser agrupados dentro de quatro grandes áreas, enfoques ou temáticas: lazer, escola, alto rendimento e saúde.
Lazer
Nesse espaço pode-se escolher qualquer atividade, contudo é necessário compreender que lazer não implica basicamente em atividades livre e desestruturadas. Ao olharmos para o lazer enquanto um campo de atuação da Educação Física, pensamos nas atividades que são praticadas fora das horas de trabalho e das obrigações formais.
É imprescindível refletirmos sobre a relação existente entre a sociedade, a Educação Física e o lazer, pois as mesmas estão diretamente interligadas entre si.
Escola
Na escola, a Educação Física faz parte de uma grade curricular onde seus objetivos estão voltados para a reflexão da cultura corporal.
A escola é um espaço pedagógico onde se refletem valores e significados humanos construídos socialmente em cada conteúdo vivenciado em seu interior. As desigualdades e discriminação (de habilidades, de gênero, do portador de nece3ssidade educacionais especiais) existentes na sociedade se reproduzem na prática do esporte nas aulas de Educação Física.
Nessa perspectiva, a escola se manifesta como um espaço propício à diversidade e, portanto, o professor de Educação Física pode assumir um papel acrítico, quando não intervém nessas relações pessoais desqualificantes, ou mediador, preocupando com a transformação da realidade

Relacionados