102538110655

305 palavras 2 páginas
Currículo 1
O papel da escola é passar o conhecimento acumulado de décadas, para os mais jovens. Aquilo que é considerado de maior importância é selecionado pela sociedade, para ser transmitido. E é esses conhecimentos considerados centrais, que vão originar o currículo, que irá orientar a ação pedagógica.
Esse conhecimento pode ser passado de maneira formal ou informal. Aqueles informais são aqueles transmitidos pela convivência. A formal, é o conhecimento organizado, ensinado pela escola.
O currículo leva uma carga junto sobre quem eu quero formar. O currículo ele é a ponte entre a sociedade e a escola. Pois irá definir quais conteúdos e de que forma serão trabalhados. Por isso cada lugar, cada sociedade tem o seu próprio currículo. Pois o contexto irá diferenciar o que ensinar e a forma de ensinar.
A escola tem a função de dar instrumentos para que viva bem em sociedade. A escolaridade é um percurso que é necessário passar, e o currículo é tudo aquilo que o aluno levará de “carga”, conteúdo para sua vida.
A definição de currículo é cumprir um percurso. É uma caminhada que ele fará. O currículo escolar, tem como objetivo o futuro. É o caminho que ele irá percorrer e tudo aquilo que ele irá aprender.
Quanto ao aspecto histórico do currículo, não havia preocupação em relação à função do currículo, o qual era visto apenas como uma listagem de conteúdos a ser cumprida. Não se preocupando se era o melhor ou adequado.
O currículo escolar é especifico. Ele tem a função de passar o teórico e o pratico. O currículo é a “espinha” para a organização pedagógica. Pois é a partir dele que decidimos o que ensinar e de que forma.

Relacionados