102232190698

1539 palavras 7 páginas
Aluno(a): ____________________________________________________ Data: 19/04/2013

AVALIAÇÃO – 1º BIMESTRE
VALOR: 100 / PESO: 60
PROVA COM CONSULTA

1) Na nossa aula sobre paráfrase vimos que, ao parafrasear um texto, mudamos suas palavras, contudo a ideia do texto-fonte é confirmada por esse novo texto, ou seja, dizemos com outras palavras o que já foi dito, reafirmando os sentidos ou alguns sentidos do texto citado. Com base nessa informação, assinale a melhor paráfrase do trecho abaixo, considerando a manutenção dos sentidos, a clareza, a concisão e o uso da norma culta. (valor 10)

Depois que muitas feras já tinham morrido, uma raposa, ciente da armadilha, parou a certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava.

a) Uma raposa que viu a morte de muitas feras na armadilha que ficava à uma distância da caverna perguntou para o leão como ele estava e era ciente da armadilha.
b) Após a morte de feras, uma raposa medrosa, das artimanhas do leão, se deparou com uma caverna que ficava a uma certa distância do leão para ver como ele estava.
c) Uma raposa, após a morte de muitos outros animais, atenta às artimanhas do leão, aproximou-se um pouco do local em que a fera estava, indagando a respeito de seu estado.
d) Uma raposa perguntou ao leão como ele estava, pois ela sabia que haviam armadilhas que ficava a uma certa distância da caverna aonde muitas feras já tinham morrido.
e) Consciente da armadilha, uma raposa depois que muitas feras morrerão parou de perto da caverna para ver como o leão estava e o perguntou sobre a saúde.

2) Na nossa aula sobre os elementos coesivos e de transição buscamos compreender o que era a coesão textual e quais são os elementos que contribuem não só para a tessitura do texto, mas, igualmente, para a transição das partes deste; percebendo, por fim, que a coesão é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor. Com base nessas informações, relacione as colunas, com

Relacionados