102 EDUCA O AMBIENTAL POR MEIO DE COMPOSTAGEM DE RES DUOS S LIDOS ORG NICOS EM UMA ESCOLA P BLICA DE NOVA RESENDE

1725 palavras 7 páginas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NOVA RESENDE – MG Marcos Antônio Reis Farias1 marcos_rfarias@hotmail.com1 Introdução

A geração de resíduos sólidos gera uma grande problemática ambiental, como a disposição inadequada em lixões que contaminam o solo e os recursos hídricos e a saturação dos aterros sanitários. Para solucionar esses problemas é necessário que os municípios adotem o gerenciamento integrado de resíduos sólidos, que compreendem a redução da geração destes, a reutilização, a reciclagem de materiais que podem servir de matéria prima e a compostagem que trata o resíduo orgânico, dando a este uma nova utilidade. Todas essas ações realizadas de forma integrada e estrategicamente orientadas pelos princípios da Educação Ambiental (EA), acarretam a diminuição do desperdício e promovem a geração de renda no meio urbano (SANTOS E FEHR, 2007).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2000) informa que os resíduos sólidos domiciliares coletados no Brasil contam em sua composição com grande parte de matéria orgânica, superior a 50% em peso. Esta matéria orgânica, quando não tratada ou sua disposição final é feita de forma incorreta, torna-se a principal fonte de poluição do solo, dos corpos hídricos e da atmosfera, pois gera efluentes líquidos (chorume) e gasosos (biogás).
Em relação aos resíduos sólidos orgânicos a compostagem tem se apresentado como uma forma eficiente de se reciclar os resíduos de animais e vegetais, possuindo grandes vantagens. Além de diminuir a quantidade de resíduos do lixão a céu aberto, do aterro sanitário ou controlado, ainda promove uma nova utilização através de sua transformação em adubo orgânico umidificado (VESPA, 2000).
Conforme a NBR 13591 (1996), a compostagem corresponde ao processo de decomposição biológica da fração orgânica biodegradável dos resíduos, efetuado por uma população diversificada de organismos em condições controladas de aerobiose e

Relacionados