10121516

594 palavras 3 páginas
Na Educação Homérica e Espartana Benefício para o Estado
A Educação Homérica era baseada na religião, onde os deuses eram representados como semelhantes aos homens, a relação de adoração variava entre o bem e mal, certo e errado. Os Deuses eram imortais, portando, o homem também poderia sê-lo, bastava se assemelhar a um herói para se tornar um. Foi o primeiro modelo de formação em excelência, com a formação de excelência traria enormes benefícios para o Estado, pois, é o herói que nos combates, glorificava e dava relevância ao Estado. Mas nesse período o povo Grego não sabia ler e nem escrever, a educação era transmitida oralmente. O início do pensamento rumo à perfeição, que tornava o homem um ser realizado e que poderia ajudar o Estado. A pedagogia utilizada ainda era oral, mas, porém, o processo de formação visava à disputa, e a concorrência eles acreditava que esse era o caminho para o homem se desenvolver. Entretanto, este método acabava por isolando aqueles que mais se destacavam, colocando-os em nova categoria, para que outros pudessem alcançá-lo.
Com o passar do tempo rompeu na Cultura Grega uma força racional que dominou toda a Cultura Ocidental. Que ficou denominado como “Período Clássico”. No Período Clássico surgiu o modelo de Educação Espartana.
A educação espartana era voltada para a arte da guerra e treinados para o laconismo (falar o mínimo possível). O aspecto físico era ressaltado e os mais frágeis descartados, a decisão cabia aos anciões. Aos sete anos era retirado da mãe e já preparado para a guerra. As pessoas não eram concebidos na sua dimensão subjetiva, e, portanto, a sua formação tendia , a beneficiar o Estado. O Estado atribuía à educação uma missão fundamental para a sua conservação, na medida em que ela formava cidadões compatíveis com o projeto político de Espartana. A educação era aprender e obedecer, treinados a nunca desistir na batalha pela defesa de Esparta, era entendida como a maior glória que se poderia alcançar na vida.

Relacionados

  • mestre sam
    78011 palavras | 313 páginas