101111000111

682 palavras 3 páginas
Norma ABNT- NBR 10647, Abril 1989
O objetivo desta norma é definir os termos usados em desenho técnico. São adotadas algumas definições nessa desta norma.
1)Aspecto Geométrico
*Desenho Projetivo
Desenho resultante de projeções do objeto sobre um ou mais planos que fazem coincidir com o próprio desenho, compreendendo:
* vistas ortográficas:
- figuras resultantes de projeções cilíndricas ortogonais do objeto, sobre planos convenientemente escolhidos, de modo a representar, com exatidão, a forma do mesmo com seus detalhes;
*perspectivas:
- figuras resultantes de projeção cilíndrica ou cônica, sobre um único plano, com a finalidade de permitir uma percepção mais fácil da forma do objeto.
*Desenho não projetivo
Desenho não subordinado à correspondência, por meio de projeção, entre as figuras que constituem e o que é por ele representado, compreendendo larga variedade de representações gráficas.
2)Grau de elaboração
Esboço
Representação gráfica aplicada habitualmente aos estágios iniciais de elaboração de um projeto, podendo, entretanto, servir ainda à representação de elementos existentes ou à execução de obras.
Desenho preliminar
Representação gráfica empregada nos estágios intermediários da elaboração do projeto, sujeita ainda a alterações e que corresponde ao anteprojeto.
Croqui
Desenho não obrigatoriamente em escala, confeccionado normalmente à mão livre e contendo todas as informações necessárias à sua finalidade.

Norma ABNT- NBR 10582, Dezembro 1988
Esta norma mostra como é exigida a disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivos conteúdos, nas falhas de desenhos técnicos.

Condições:
A folha para o desenho deve conter
a) espaço para desenho;
b) espaço para texto; e,
c) espaço para legenda
A folha de desenho deve ser utilizada da seguinte forma:

Espaço para texto:
• Todas as informações necessárias ao entendimento do conteúdo
• na margem inferior, a altura varia conforme a natureza

Relacionados