100083710345

3848 palavras 16 páginas
VALE DE OSSOS SECOS
Ezequiel foi chamado e comissionado por Deus para o exercício do ministério de profeta e sacerdote em um dos momentos difíceis da história do povo de Israel.
No ano 605 a.C., sob o reinado de Joaquim, rei de Judá, Nabucodonosor sitiou e tomou Jerusalém. Levou para Babilônia as pessoas proeminentes do país, além dos tesouros da casa de Deus e da casa do rei.
É preciso ressaltar que, mesmo durante esses anos críticos que culminaram na tomada de Jerusalém, Deus não deixou de enviar seus profetas. Não era - e jamais será – honesto acusar Deus de silencio.
Quer para confrontá-los com sua rebeldia, idolatria, apostasia e as desastrosas consequências ou para encorajá-los, consolá-los e acenar com suas misericórdias, o fato é que Deus jamais se calou em relação ao seu povo ou aos homens em geral.
Jesus fala desse cuidado especial que Deus sempre manifestou para com Israel. São de Cristo as palavras: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes.” Mt 23. 37.
Apóstolo Paulo fala da voz de Deus possível de ser ouvida por meio de toda criação, o que torna impossível culpar Deus de silencio ou desculpar o homem por não ouvi-lo. “Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que forem criadas. Tais homens são, por isso, indesculpável.” Rm. 1:19,20.
Neste período longo e triste que culminou no cativeiro babilônico, encontramos Jeremias atuando em Jerusalém, Daniel na corte da Babilônia e Ezequiel atuando como profeta e sacerdote junto aos judeus exilados.
Foi no quinto ano do exílio de Joaquim, que Ezequiel foi comissionado por Deus como profeta. Deus,

Relacionados