10000 36926 1 PB

3757 palavras 16 páginas
Ricardo Bezerra Cavalcante*
Pedro Calixto**

artigo de revisão

ANÁLISE DE CONTEÚDO: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método

Marta Macedo Kerr Pinheiro***

RESUMO

Existem diferentes técnicas de organização e análise dos dados na pesquisa qualitativa, sendo a Análise de Conteúdo uma destas possibilidades nas ciências sociais aplicadas. A análise de conteúdo se constitui de varias técnicas onde busca-se descrever o conteúdo emitido no processo de comunicação, seja ele por meio de falas ou de textos. Desta forma, a Análise de Conteúdo é composta por procedimentos sistemáticos que proporcionam o levantamento de indicadores (quantitativos ou não) permitindo a realização de inferência de conhecimentos.
Neste artigo se tem proposto realizar uma revisão da literatura focando as características do método, suas relações com a pergunta de pesquisa, limitações e as possibilidades de aplicação.
Para tanto, procedeu-se à leitura sistemática, bem como às infindáveis reflexões diante das diversas pesquisas realizadas a partir da utilização da Análise de Conteúdo enquanto método de investigação.

Palavras chave: Pesquisa qualitativa. Análise de Conteúdo. Metodologia.

1 INTRODUÇÃO

N

a pesquisa qualitativa, a Análise de
Conteúdo (AC), enquanto método de organização e análise dos dados possui algumas características. Primeiramente, aceitase que o seu foco seja qualificar as vivências do sujeito, bem como suas percepções sobre determinado objeto e seus fenômenos (BARDIN,
1977). Entretanto, a análise de conteúdo também pode ser utilizada para o aprofundamento de estudos quantitativos, e, portanto tem uma visão matemática dessa abordagem. Ainda dentre as características da AC há também a idéia de que a análise de conteúdo seja mais simples e de fácil abordagem. Porém esta idéia de simplicidade e de facilidade necessita de algumas considerações,

* Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas
Gerais,

Relacionados