10 PASSOS PARA UM RH ESTRATÉGICO

Páginas: 15 (3657 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RELAÇÕES
HUMANAS
TEMA: EMOÇÕES

♪♫♪♫ 2.0 Emoções ♪♫♪♫
Roberto Carlos
Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções
Sentindo
São tantas já vividas
São momentos
Que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui
Amigos eu ganhei
Saudades eu senti partindo
E às vezes eu deixei
Você me ver chorar sorrindo
Sei tudo que oamor
É capaz de me dar
Eu sei já sofri
Mas não deixo de amar
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi
São tantas já vividas
São momentos
Que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui
Mas eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo
Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimistademais
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi... ♪♫


1.0 INTRODUÇÃO


AS EMOÇÕES TEM SIDO TEMA DE MUITAS PESQUISAS AL LONGO DOS ULTIMOS ANOS, A NECESSIDADE DE COMPREENDER E CONTROLAR AS ATUAIS PATOLOGIAS ASSOCIADAS AO ASPECTO EMOCIONAL TEM SIDO CADA VEZ MAIOR. POR SER UM TEMA MARCANTE NA VIDA HUMANA, ESSEASSUNTO VEM SOFRENDO GRANDES AVANÇOES E POSSUI DOMÍNIO INTERESSANTE NAS ÁREAS SOCIAIS E HUMANAS. A PSICOLOGIA DIZ QUE O SER HUMANO TRAZ AO NASCER ALGUMAS EMOÇÕES BÁSICAS COMO O MEDO, A TRISTEZA, A RAIVA E A ALEGRIA. AS EMOÇÕES FORAM IGNORADAS POR MUITO TEMPO, ELAS ERAM CONSIDERADAS PROCESSOS MENOS IMPORTANTES, PRIMITIVOS E ATÉ MESMO INDICADORES PATOLÓGICOS, SENDO ASSIM VEJAMOS A SEGUIR OS PRINCIPAISASPECTOS DAS EMOÇÕES.



















3.0 O QUE É EMOÇÃO?
É a resposta instintiva que temos quando passamos pelas diversas situações da vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significados nos acontecimentos. A emoção nos motiva a agir. Por exemplo, você reclamará de um produto que lhe for entregue com defeito se sentir um mínimo de indignação e raiva por isso. Vocêsó estudará para um concurso se for capaz de sentir orgulho de suas conquistas.
Raiva, tristeza medo, alegria e afeto fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais mas há uma grande lista de variáveis como por exemplo:
MEDO INTENSO = PAVOR
MEDO INSUPORTÁVEL = PÂNICO
MEDO LEVE= APREENÇÃO
MEDO MODERADO = PREOCUPAÇÃO
MEDO CONSTANTES = ANSIEDADE.
ESSAS SÃO ALGUMAS DAS VARIÁVEIS QUEESTÃO CONTIDAS DENTRO DO MEDO.






4.0 DEFINIÇÕES DE EMOÇÃO
COMO PODE SER ENTENDIDA A EMOÇÃO?
“ A emoção é uma experiência subjetiva que envolve a pessoa toda, a mente e o corpo. È uma reação complexa desencadeada por um estímulo ou pensamento e envolve reações orgânicas e sensações pessoais. È uma resposta que envolve diferentes componentes nomeadamente uma reação observável, uma excitaçãofisiológica, uma interpretação cognitiva e uma experiência subjetiva.”
Armânico Costa Pinto.
Por seu lado Goleman disse:
“Quanto a mim interpreto emoção como referindo-se a um sentimento e aos raciocínios aí derivados, estados psicológicos e biológicos, e o leque de propensões, variações, mutações e tonalidades.”

4.1 EMOÇÕES E SENTIMENTOS
Verifica-se que muitas vezes, uma confusãoconceitual entre sentimentos e emoções, pois são dois processos que se relacionam, no entanto são diferentes entre si, e são usados de certa forma como se fosse o mesmo conceito.
Segundo Damásio, o que distingue essencialmente sentimento de emoção é: enquanto a primeira é orientada para o interior, o segundo é eminentemente exterior; ou seja, o indivíduo experimenta, da qual surge um “efeito” interno,o sentimentos são gerador por emoções e sentir emoções significa ter sentimentos. Na relação emoção/sentimento, Damásio diz ainda que apesar de alguns estarem relacionados com as emoções, existem muitas que não estão, ou seja, todas as emoções originam sentimentos, se estivermos atentos, mas nem todos os sentimentos atentos, mas nem todos os sentimentos, se estivermos atentos mas nem todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 10 Passos para o planejamento estratégico pessoal
  • 10 Passos
  • RH Estratégico
  • Rh estratégico
  • RH Estratégico
  • rh estratégico
  • Rh estrategico
  • RH estratégico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!