10 imnportantes sugestões para seu almoxarifado

580 palavras 3 páginas
10 importantes sugestões para seu almoxarifado
Importantes, mas esquecidos. Os almoxarifados, apesar de fundamentais, seja pela relevância na área produtiva ou pelo aumento da complexidade das operações de armazenagem e distribuição, raramente são lembrados no planejamento estratégico da empresa.
Para modernizar ou revitalizar o setor, o planejamento estratégico deve priorizar dez importantes ações. Desde que implantadas corretamente, contribuirão para a melhoria contínua da empresa.
1. Programa 5S. Seiri (classificação), Seiton (Ordem), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Normatização) e Shitsuke (Manutenção) são as cinco palavras japonesas que compõem a metodliogia de trabalho 5S. No almoxarifado, priorize principalmente a limpeza e a organização, pois são fundamentais para se atingir um nível de serviço adequado, sem comprometer a produtividade e a qualidade das informações.
2. Cadastro de materiais. Para melhorar a gestão física e administrativa do almoxarifado, abasteça e organize o cadastro de materiais. Além de facilitar as sliicitações dos usuários, agilizará as aquisições dos compradores.
3. Padrão Descritivo dos Materiais - PDM. Paralelo ao saneamento e à organização do cadastro de materiais, desenvliva e implante um padrão descritivo técnico. Ele identificará e classificará de forma precisa, única e uniforme os materiais do almoxarifado.
4. Parâmetros de compras e estocagem. Inicialmente, revise os principais itens de compras e gestão de estoques. Verifique, por exemplo, o estoque mínimo e máximo, lotes econômicos de compras, múltiplos de transportes, fornecedores homliogados, etc.
5. Materiais obslietos. Identifique materiais sem movimentação há mais de dois anos e elabore uma lista. Avalie os termos de aplicabilidade à operação atual de cada um e elimine os materiais obslietos. Além de facilitar o contrlie dos estoques, abrirá espaços para acomodar novos materiais.
6. Processos de recebimento, conferência e endereçamento. Reavalie os processos de

Relacionados