10 Elementos Quimicos da Tabela Periodica

Páginas: 13 (3072 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
Cálcio
O metal cálcio  pertencente a família 2A da tabela periódica, é um metal alcalino terroso, de cor branco prateado. Devido o metal em estado puro ser altamente reativo em contato com o ar atmosférico forma o óxido de cálcio, que seguido de hidratação concede a base hidróxido de cálcio, de acordo com a reação:

Cálcio metálico
O cálcio tema ampla utilização industrial principalmente naforma de carbonatos e fluoretos, como é comumente encontrado na natureza. Devido a sua alta reatividade o cálcio não é encontrado em forma pura devendo para uso em laboratório ser isolado por processos químicos. É utilizado na construção sob o nome de Cal virgem ou Cal viva como componente em reboco. Está presente nos ossos dos animais, nos laticínios e dissolvido em águas subterrâneas.
Éutilizado como insumo da produção agrícola na forma de carbonato de cálcio  popularmente conhecido como calcário, que por ser um sal alcalino é utilizado na correção do pH do solo, e como fertilizante na forma de sulfato e fosfato de cálcio. É também usado na indústria em sínteses de obtenção e purificação de outros metais.
Titânio

O titânio é o elemento químico de número atômico 22 e massa atômica47,867 u. Foi descoberto pelo clérico inglês William Justin Gregor através de um isolamento de ilmenita (FeTiO3). Posteriormente ocorreu uma redescoberta pelo químico alemão Martin Heinrich, agora através do mineral rutilo (TiO2). É atribuída a Martin a autoria da denominação titânio.
Possui como uma das principais funções, a indicação para seu uso em ambientes que propiciem a corrosão, pois setrata de um metal  bastante resistente. Apesar de ser um pouco reativo, possui tal resistência devido a uma película de óxido capaz de realizar uma proteção em sua superfície. Quando submetido a uma pressão de 298 K apresenta-se no estado sólido, é dotado de uma cor prateada. Possui ponto de fusão de 1941K, ponto de ebulição de 3560 K e baixa densidade.
Trata-se do nono elemento mais abundante daTerra, pode ser encontrado no sol, meteoritos e em diversos minerais, como a ilmenita (FeTiO3) e o rutilo (TiO2). Estima-se que suas reservas no planeta ultrapassem a faixa de 600 milhões de toneladas.
É bastante utilizado na indústria aeroespacial (o titânio só começou a ser explorado em larga escala depois do crescimento desse setor), onde formam ligas com outros metais para originar diversostipos de estruturas. É recomendado por ser conjuntamente forte, resistente e leve, além da capacidade de suportar altas temperaturas. Devido a essas características também é explorado pelo setor automobilístico (fabricação de conexões) e marinho (turbinas e hélices).



Dióxido de titânio:
Tem como composto mais famoso o dióxido de titânio (TiO2), tanto que aproximadamente 95% de todo titânioproduzido tem como objetivo a obtenção desse composto, é usado como um pigmento branco muito importante na produção de tintas e papéis. Usa-se também na indústria cosmética, pois é um constituinte de quase toda marca de protetor solar.
Existem também utilizações menos conhecidas e até certo ponto, curiosas, como a demarcação de linhas de quadras de tênis, e boa contribuição para a indústriacinematográfica na aplicação de cenas com neve artificial.
Cobalto

O cobalto é um elemento de transição que pertence ao grupo VIII-B da classificação periódica, apresenta dureza acentuada e é quebradiço, apresenta cor cinza-aço se assemelhando ao ferro, possui número atômico 27 e massa atômica 58,93 u,  propriedades discretamente magnéticas. As propriedades físicas do metal são variáveis emdecorrência da mistura alotróprica na qual este se apresenta comumente. Foi descoberto na antiguidade e isolado  em 1735 pelo químico sueco Georg Brandt.
É encontrado na natureza na forma de sulfoarsenieto de cobalto que que possui formula molecular CoAsS ou na forma de impureza associado a metais como Fe, Ag, Ni, Pb e Cu.
O nome do metal é originado da mitologia germânica, que faz alusão a um duende...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • elementos químicos da tabela periódica
  • Elemento químico e tabela periódica
  • Elementos quimicos da tabela periodica
  • tabela periodica e seus elementos quimicos-nadiele
  • A Tabela Periodica Dos Elementos Quimicos E Propriedades Periodicas Associadas
  • Organização dos elementos químicos
  • A Tabela Periódica dos Elementos de Mendeleiev
  • Tabela periódica e alguns elementos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!