10.925.439-8

605 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
Sempre vemos na mídia, noticiários retratando a África, e sempre que nos mencionam este continente vem em nossa mente crianças extremamente desnutridas, morrendo sem nenhum recurso e socorro, porém A África que pretendemos mencionar é aqui é a África viva, com a sua história, a sua cultura e a sua política.

DESENVOLVIMENTO A África é o terceiro continente em termos de área, e representa 10% da população mundial, sinais de uma evidente crise tem sido apresentada por este continente, não apresenta uma produção industrial expressiva e possui cerca de um terço dos recursos minerais do mundo.
A África apresenta uma porção Norte dominada pelo deserto do Saara e a porção sul, que são as terras mais férteis, essa posição também possui um caráter étnico, entre as populações negras das florestas e savanas e os brancos do deserto.
O poeta Aimé Césaire, definiu, negritude como sendo o simples reconhecimento do fato de ser negro e a aceitação deste fato, do nosso destino de Negro, da nossa história e da nossa cultura. Aceitar este fato significa projetar-se em direção ao futuro.
O nacionalismo foi uma das grandes forças ideológicas que legitimarão a independência das colônias africanas após a Segunda guerra mundial.
O movimento da independência da Argélia foi marcado por violência, torturas e desrespeito aos direitos humanos, dezenas de ações armadas simultâneas marcarão o inicio da guerra da independência na noite de 31 de outubro de 1954. Esta guerra entre a Argélia e a França foi uma das mais sangrentas guerras do século XX.
Assim como a Angola, Moçambique era uma das grandes importantes colônias portuguesas na década de 60 a fim de conseguir a independência houve violência e tortura.
No início da década de 80 já podia visualizar os trágicos resultados do neocolonialismo, e com isto a crescente penetração do capitalismo no campo, voltado cada vez mais para uma agricultura de exportação em busca da subsistência. Desse fato resultou um enorme êxodo

Relacionados