1

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
1

O que é aberto e o que é fechado? E o que faz da rede segura?
Apple, Google, Internet Móvel, Microsoft
10 de fevereiro de 2010 20h09
Vários leitores questionaram – nos comentários, no Twitter – minha afirmação de que um padrão fechado pode ser mais seguro do que um aberto. E questionaram com toda razão: é tanto uma afirmação ambígua quanto polêmica.
É fácil sacar um exemplo honesto, óbvio:Microsoft. Do Windows ao Internet Explorer, passando pelo MSN Messenger, são tantos os problemas de segurança conhecidos e documentados nos produtos MS que a empresa de Bill Gates deve ter algum tipo de recorde de insegurança digital.
Minha afirmação foi também ambígua porque “aberto” e “fechado” quer dizer muitas coisas.
Programas de código aberto são softwares que qualquer programador pode fuçar,mexer, revirar. Quando são programas populares – o sistema operacional Linux é o exemplo mais evidente –, existem muitos programadores trabalhando e checando uns os trabalhos dos outros o tempo todo. O resultado é que tornam-se programas mais seguros por terem sido melhor testados.
Para programas populares, é uma fórmula eficiente. Para softwares de código aberto que contam com poucosprogramadores empenhados no desenvolvimento, isso já não é tão verdade. A publicação do código fonte, portanto, pode trazer segurança. Mas não é garantia.
O Microsoft Windows não é um programa de código aberto. Ao contrário: seu código fonte é secretíssimo. Também é um software mais mal do que bem escrito. É injusto que ponham a culpa da insegurança do Windows no fato de ser código proprietário. É códigoruim porque os padrões de qualidade da Microsoft são notadamente frouxos.
Outras software houses produzem bons programas fechados.
O código do Windows pode ser fechado. Mas a plataforma é aberta. Ou seja: qualquer um pode escrever programas para o universo Windows. Alguns bons, outros nem tanto. Alguns de código aberto, outros fechados.
O Google está construindo para si uma plataforma aberta.
Muitose pode fazer usando ferramentas livres da trupe de Mountain View – seja com o Google Maps, com o Gmail cada vez mais incrementado, com a suíte de programas Docs. O Google usa em seus servidores o sistema livre Linux muito adaptado para aguentar o tranco de acesso vindo de todas as partes do mundo. Se o Linux não fosse aberto, os engenheiros do Google não poderiam tê-lo adaptado para suasnecessidades particulares.
Mas isso não quer dizer que tudo no Google seja aberto.
Pergunte qual a fórmula de sua busca e a resposta será: segredo de Estado. Pergunte quais critérios decidem a escolha de manchetes e subs no GoogleNews e os engenheiros de Mountain View farão ouvidos moucos. O que determina quais imagens vêm do Google Images? Silêncio. Seus algoritmos são fechados. Não temos a liberdade dedar uma olhada para dizer se os critérios são justos ou não.
É um bocado de poder para uma empresa só: os critérios fechados do Google decidem quem é visto e quem não é visto na internet.
O argumento do Google é, de certa forma, um argumento que apela para a segurança. Se seus critérios forem abertos – conhecidos por todos – qualquer um poderá manipular seus sites para ganhar relevância, deturpandoos resultados. Um algoritmo fechado dá ‘segurança’ para os usuários de que ninguém manipulará o sistema. (O raciocínio não funciona de todo: por experiência e erro, um bocado já foi aprendido e muitos sites já manipulam os resultados de busca.)
O que é ser aberto e ser fechado?
A base do sistema operacional da Apple tem o código aberto. Um Unix como o Linux. A camada da interface gráfica porcima, fechada.
Quando a Apple sugere que sua plataforma móvel será fechada, não se refere apenas aos códigos. É mais que isso: nem todo mundo poderá colocar um software ali. Eles serão previamente avaliados pela Apple. É fechado em todos os sentidos.
A web é aberta. Qualquer um pendura um computador nela, constrói um sistema, usa seus cabos como bem entende. Há mecanismos de segurança robustos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1 1 Slide 1
  • lista 1 1 1
  • Bioetica 1 1 1
  • Bioquim 1 1 1
  • portifolio_1__treinamento_e_desenvolvimento 1 1 1
  • 1 E 1
  • 1 1
  • 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!