1) O que é a flauta doce? Qual a diferença entre a flauta folclórica e a flauta doce?

Páginas: 2 (301 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014
1) O que é a flauta doce? Qual a diferença entre a flauta folclórica e a flauta doce? Você conhecia as possibilidades performáticas da flauta doce? Você acredita na flauta doce comoinstrumento musicalizador? Apresente duas justificativas.
A Flauta Doce é um instrumento de sopro, cilíndrico da família dos aerofones, ou seja, um instrumento de sopro no qual o seu som éproduzido principalmente pela vibração da coluna de ar nas paredes de seu próprio corpo, sem a necessidade de cordas, membranas ou outros artifícios. A principal diferença entre a Flauta Doce e aFlauta Folclórica é que, a Doce possuí até 8 furos, sendo sete na parte da frente e um na parte de trás, na maioria das vezes é dividida em três partes: cabeça, corpo e pé. Já a FlautaFolclórica são todas aquelas que apresentam até seis furos, como os Pífanos, muito utilizados em nossa música regional.
Pessoalmente já conhecia o seu potencial performático, tenho duas amigasformadas em Flauta Doce, já apreciei peças eruditas muito belas e que exigiam uma destreza muito grande por parte do executor, mas na música popular acredito que ainda não esteja tão difundidaperformaticamente como a Flauta Transversal.
Como instrumento musicalizador, a Flauta Doce tem um papel muito importante, de maneira fisiopsicológica e de incentivadora na musicalização.Aumenta a concentração, paciência, diminui a ansiedade e por forçar a respirar de maneira adequada, abaixa os batimentos cardíacos, a pressão arterial, fazendo-o acalmar e relaxar. Além deser pequeno (no caso de Flautas Sopranos) facilitando o transporte, tem um baixo custo na aquisição do instrumento, ainda, seu aprendizado é facilitado, pois o aluno consegue produzir um somsem que precise de conhecimento técnico musical e possui a digitação menos complexa comparada com outros instrumentos de sopro, o tornando um instrumento incentivador na musicalização.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Flauta doce
  • Flauta doce
  • Flauta Doce
  • Flauta doce
  • Optativa de Formação
  • método de flauta doce
  • O uso da flauta doce
  • Prática Pedagógica de Flauta Doce

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!