1 VINOD DEFINI O DE ECONOMIA REGIONAL

2563 palavras 11 páginas
DEFINIÇAO DE ECONOMIA REGIONAL *
Vinod Dubey
A Economia Regional é um tema novo. Entretanto, seu progresso tem sido fenomenal. Ela já conseguiu, para si, um lugar nos currículos universitários, nas conferências econômicas internacionais, em revistas especializadas em assuntos econômicos e nas preocupações das instituições ligadas à formulação de políticas e dos órgãos de planejamento.'
Qualquer ciência, após um estágio de desenvolvimento, precisa de urna definição que forneça um elo de união entre os diversos problemas considerados e analisados em seu âmbito, por seus profissionais, de forma a evidenciar a diferença essencial entre ela e as disciplinas afins. A Economia Regional, certamente, já atingiu este estágio. O objetivo deste artigo é examinar as diversas definições da Economia Regional, intimamente relacionadas aos trabalhos dos ecornonistas regionais, bem como sugerir uma alternativa adequada.
Uma das abordagens ao problema da definição da Economia Regional consiste em negar a possibilidade de isolar tal disciplina. Alguns autores dão ênfase aos laços interdisciplinares da Economia Regional.
• Traduzido por Rosamaria Roedel dos Santos e revisado por Jocquos
Schwartzman
de DUBEY, Vinod. The definition of regional oconomics.
Joumal of Regional Science, 5(2):25-9, 1964, com permissão do autor o do
Regional Science Research Institute.
1. Veja-lie por exemplo:
- Meyer, John R., [8]
- Walter lsard &John H. Cumberland [ 5 ]

ECONOMIA

REGIONAL

21

•....•.

O'.

eles, formam um todo indivisível. Existe iüncia Regional" unificada, na qual a Geografia Econômica, a ocioloqia, a Demografia. e mesmo suas literaturas se combinam, tendo em vista os propósitos da análise regional. Não é possível qualquer divisão da Ciência Regional em partes paralelas às disciplinas empregadas.
Esta atitude encontra expressão na afirmação de Perloff:
"Não se conseguiu qualquer método, completamente satisfatório, de se classificar os estudos regionais ... Os estudos regionais tendem a

Relacionados

  • espiritismo
    236195 palavras | 945 páginas