1 Trabalho1 Semestre2015 1

706 palavras 3 páginas
A cultura Sincrética da periferia: Os vários “rostos “Latinos – Americanos

Os astecas, em que pese toda a sua índole violenta e dominadora, quando subjugava uma outra cultura, antes destruíram seus livros estudavam os e os incorporavam, como se viu no mito Quetzalcóatl.Não se pode dizer o mesmo em relação aos europeus com tradição asteca que lhes havia sido oferecida com homenagem e, em troca o povo náhualt foi chacinado e humilhado culturalmente.
Apesar de todos os esforços europeus para que a cultura original do continente americano fosse descoberta ou negada, acabou que criou uma rica e sincrética cultura popular, que formou na América Latina vários rostos diferentes. Em primeiro lugar ,os índios ,que por mais que os europeus controlassem o poder político , modo de vida da maioria das pessoas era indígena, com o uso comunitário da terra e uma vida comunal própria ,o que , como se viu .O segundo golpe ocorreu por conta do liberalismo do século XlX, que querendo impor uma forma de cidadania abstrata ,individualista e burguesa, firmou a propriedade privada no campo e se contrapôs à forma de vida comunitária .Esse fato limitou a possibilidade de viverem à sua maneira, gerando os problemas atuais das reservas atuais no Brasil Já que os indígenas não derivavam de uma cultura urbana.
O segundo rosto corresponde ás vítimas do que Dussel chama de “segundo holocausto da Modernidade: Os negros da mesma forma que os índios a resistência dos escravos também foi continua. O maior registro provavelmente é do Quilombo dos Palmares um momento importantíssimo na construção histórica do Brasil, um exemplo vivo da resistência negra, durante mais de um século.
O terceiro rosto “filhos da Iracema “ (A traidora) ou mesmo, “filhos de Iracema no Brasil. Diferentemente dos índios, negros asiáticos e europeus, os mestiços não têm uma personalidade cultural e racial. Não chegaram a ser oprimidos tão violentamente quanto os negros e os índios, mas também foram objeto de racismo, de

Relacionados